MANHUAÇU (MG) - Para valorizar os cafés de origem, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional, o Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam o 9° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas, em Manhuaçu, no dia 7 de novembro. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente.
O encontro vai orientar sobre produtos de origem e o mercado de café especial. O intuito é promover interação entre os participantes e incentivar a união pelo desenvolvimento coletivo da região. O evento prevê ainda o 1º Leilão IG Matas de Minas, que premiará os três melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro.
Na programação, haverá as palestras “Café de qualidade – o único futuro possível para muitos de nós. Você é um desses privilegiados?”, com Isabela Raposeiras; e “A cafeicultura e as adversidades climáticas: irrigação como estratégia para produção sustentável e lucrativa, com Márcio Carvalho. Ainda haverá momento de visita aos estandes e o painel de experiências “Cultivado sucessos”.
"O Encontro de Cafeicultores vai levar aos produtores de toda a região conteúdo técnico de qualidade, além de dar visibilidade às temáticas relevantes para o mercado cafeeiro e empreendedores do setor”, comenta o analista do Sebrae Minas Jean Costa.
Sobre a região
A Região das Matas de Minas está situada em uma área de mata atlântica, no leste do estado de Minas Gerais, e congrega cerca de 36 mil produtores de café, responsáveis pela produção de 5 milhões de sacas anuais, 24% do total no estado. Em 64 municípios, com 275 mil hectares plantados na área demarcada, os produtores geram cerca de 75 mil empregos diretos e 156 mil empregos indiretos na colheita do café.
Programação
07/11
8h: Credenciamento
9h: Abertura institucional
9h20: Palestra Café de qualidade – o único futuro possível para muitos de nós. Você é um desses privilegiados? (Isabela Raposeiras)
10h20: Palestra A cafeicultura e as adversidades climáticas: irrigação como estratégia para produção sustentável e lucrativa (Márcio Carvalho)
11h20: Visita aos estandes
12h: Intervalo – almoço
13h30: Painel de experiências Cultivado sucessos (Saga Coffee, Café Tuti e Tuya Café)
14h: 1º Leilão IG Matas de Minas
16h30: Encerramento
Serviço
Data: 7 de novembro de 2024
Local: Castelo do Café (Coqueiro Rural, Manhuaçu)
Informações: (33) 3331-4833
Inscrições: https://loja.sebraemg.com.br/detalhes/140173