MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de alinhar os trabalhos de prevenção a desastres no período chuvoso, aconteceu na manhã desta sexta-feira (08/11), um workshop com representantes do poder público no auditório do 11º Batalhão da PMMG em Manhuaçu. O encontro abordou ainda outras situações de desastres, que envolve não apenas a Defesa Civil, mas todo o sistema que dá suporte ao órgão.
Estiveram presentes representantes das secretarias e autarquias municipais, da 2ª Cia de Bombeiros Militar de Manhuaçu e do 11º Batalhão da PMMG, além da Prefeita Maria Imaculada, para ouvir as orientações do Coronel Alexandre Lucas Alves, ex-Secretário Nacional de Defesa Civil, e também do Tenente Claudemir Miguel, consultores da empresa Lucas 648 - Gestão de Riscos e Desastres.
Ao tomar essa iniciativa, a Prefeitura de Manhuaçu demonstra que está preocupada com os riscos de desastres que possam vir a acontecer, segundo o Cel. Alexandre Lucas. “Esse comprometimento demonstra seriedade, porque essa administração tem levado esse problema importante e tem investido nessa política pública, ao nos contratar, ao trazer o bombeiro, a polícia militar e todos os órgãos para trabalhar junto num sistema. A Prefeitura de Manhuaçu se alinha ao que há de mais moderno, na gestão de desastres no mundo e isso é muito importante, porque vai refletir na proteção das pessoas e da população”.
Já para Vininha Nacif, Coordenadora Municipal de Defesa Civil, a integração de órgãos do poder público é necessária, para conseguir atender a população nestes momentos. É importante que a gente esteja cada vez mais articulados, cada vez mais capacitados. Pois se uma notificação, o atendimento de uma solicitação, se ela não for bem elaborada, ela atrasa o atendimento”.
Ainda estão previstos treinamentos de agentes públicos para colaborarem durante estes desastres e outras reuniões de alinhamento.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu