MANHUAÇU (MG) - No último sábado (23/11), foi realizado em todo município o Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo era que os pais e responsáveis pudessem levar os seus filhos até os postos de saúde, para completar o cartão com as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do SUS ofertar uma grande quantidade de vacinas para crianças e adolescentes contra diversas doenças, desde 2015 a cobertura vacinal vem caindo. A situação piorou na pandemia da Covid-19 e perdura até hoje. “A baixa cobertura nos preocupa e todos nós estamos correndo risco. Podemos ter o ressurgimento de doenças, que foram controladas e erradicadas por causa das vacinas. Se pararmos de vacinar, com certeza essas doenças vão reaparecer, então nós precisamos nos vacinar”, destaca Norma Sueli do Valle, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde.
A enfermeira do ESF Santa Luzia, Dayane Knupp de Souza, reforça que os pais ou responsáveis podem levar as crianças e adolescentes a qualquer momento no posto para serem vacinados. “É muito importante mantermos o cartão de vacina em dia, atualizando as vacinas de acordo com a faixa etária. Os pais ou responsáveis que não puderam ir até o posto neste sábado, podem ir aos postos de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, para atualizar o cartão de vacina. Contamos com essa parceria de cada um”.
A campanha de multivacinação ainda continua até o dia 29 de novembro, nos postos de saúde. Para isso, é preciso que os pais ou o responsável esteja presente e leve o cartão de vacinação, documento de identificação com foto ou certidão de nascimento.