MANHUAÇU (MG) - Durante sessão ordinária realizada na noite desta quinta-feira (28/11), a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou projeto de lei que institui a Festa da Colheita do Distrito de Santo Amaro de Minas no calendário oficial do município. O objetivo do evento é incentivar a atividade agrícola e incrementar o turismo na cidade.
A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho, e pelos vereadores Allan do Alaor, vice-presidente, Rose Mary, primeira secretária, e Juninho Enfermeiro, segundo secretário.
O projeto 73/2024 é de autoria da vereadora Rose Mary e institui no calendário oficial de eventos de Manhuaçu a Festa da Colheita do Distrito de Santo Amaro de Minas. O evento será realizado todos os anos no mês de julho.
A expectativa é que a celebração traga inúmeros benefícios à comunidade do distrito e atraia visitantes para comemorar, em especial, a colheita do café, que é o produto agrícola mais forte da economia local. A ideia também é que a festa seja uma confraternização entre os moradores de Manhuaçu.
Durante a sessão, foram aprovados ainda dezoito projetos de resolução que irão homenagear várias pessoas e entidades do município. Serão concedidos títulos de Cidadão Honorário, Medalha do Mérito Legislativo e diplomas de Honra ao Mérito a personalidades e instituições de destaque de Manhuaçu
Pronunciamento
No início da reunião, o comandante da Companhia de Bombeiros de Manhuaçu, capitão Flávio Augusto Pires da Mota, usou a tribuna para agradecer o apoio dos vereadores que destinaram recursos de emendas para a corporação. Ele também solicitou aos parlamentares a colaboração para a realização de obras de reformas e de ampliação na unidade.
No momento da palavra franca, o vereador Cléber Benfica cobrou a instalação de uma unidade de tratamento oncológico por parte da Fundação Cristiano Varella em Manhuaçu. Segundo ele, desde 2010 havia sido prometida a construção de um hospital do câncer no município pela instituição.
Benfica lembrou as dificuldades enfrentadas pelos pacientes de Manhuaçu que têm que se deslocar até Muriaé para se tratarem. A reivindicação recebeu o apoio dos vereadores.
No início da reunião, o contador do poder legislativo, Diego Vila Real, e o assessor contábil Aldrin Teodoro Dutra fizeram a prestação de contas da câmara referente ao mês de outubro.