SERICITA E PEDRA BONITA (MG) - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em conjunto com a Polícia Militar de Meio Ambiente, 3º pelotão de Manhuaçu, desenvolveu entre os dias 25 e 29 de novembro, nos municípios de Sericita e Pedra Bonita a Operação Macaco Muriqui.
A operação aconteceu na zona de amortecimento do Parque Estadual Serra do Brigadeiro após identificação de várias áreas de desmate e de incêndio florestal.
O nome da operação faz referência aos primatas habitantes do parque. O Muriqui está entre as 35 espécies mais criticamente ameaçadas da Terra.
Foram empregados oito agentes de fiscalização da secretaria de meio ambiente e oi policiais militares do policiamento de meio ambiente.
Durante os cinco dias, as equipes realizaram 51 fiscalizações, confeccionaram 41 Boletins de Ocorrência por crimes ambientais como desmate, impedir e dificultar regeneração natural de florestas e incêndio florestal. A área autuada e os valores das multas ainda estão sendo contabilizadas pelos agentes do órgão ambiental.