MANHUAÇU (MG) — Um acordo especial firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Manhuaçu (Sintracom) e o Sindicato Patronal (Sindicomércio Manhuaçu) regulamenta o período de trabalho do comércio para o Natal de 2024. As medidas incluem horários diferenciados, pagamento de horas extras e penalidades para as empresas que não cumprirem as normas estabelecidas.
O documento foi assinado pelos representantes dos dois sindicatos, Adalto de Abreu (Sintracom) e Henrique César (Sindicomércio), definindo o horário e as regras.
Horários de funcionamento
As lojas seguirão uma programação especial:
De 16 a 20 de dezembro, o expediente será das 9h às 20h.
No dia 21 de dezembro (sábado), o funcionamento será reduzido, das 9h às 18h.
O dia 22 de dezembro (domingo) será de descanso, com o comércio fechado.
Nos dias 23 e 24 de dezembro, o atendimento será estendido, das 9h às 21h.
O dia 25 de dezembro, feriado nacional, terá todas as lojas fechadas.
Pagamento de horas extras
Os trabalhadores que realizarem horas extras durante o período natalino receberão o valor integral no salário de dezembro de 2024. Este ponto foi destacado como um avanço para a valorização da categoria, segundo o sindicato dos trabalhadores.
Empresas que descumprirem qualquer cláusula do acordo estarão sujeitas a uma multa de R$ 1.000 por cada trabalhador prejudicado. A fiscalização será intensificada, e o Sintracom encoraja os comerciários a denunciarem possíveis irregularidades.