MATIPÓ (MG) - Na manhã desta sexta-feira (27/12), a Polícia Militar de Matipó realizou a operação "Cerco ao Grau" para combater práticas ilegais de motociclistas que promovem algazarras e ações perigosas nas ruas da cidade. A operação teve como foco jovens infratores que, além de perturbarem o sossego público, cometem crimes de trânsito, como direção perigosa, adulteração de veículos e atos que colocam em risco a integridade física de pedestres e motoristas.
O comportamento dos infratores vinha gerando indignação na comunidade local, que tem colaborado com a polícia por meio de denúncias anônimas aos números 190 e 181. O apoio popular foi essencial para o sucesso da operação.
Na noite de Natal, em 24 de dezembro, os envolvidos participaram de um evento conhecido como "Rolezinho do Grau", em que exibiram manobras perigosas nas ruas da cidade. Vídeos e fotos do evento circularam nas redes sociais, incluindo uma gravação em que os motociclistas ironizavam a Polícia Militar ao expor, de maneira pejorativa, a fachada do quartel.
A ação policial, conduzida pelo sargento Mauro Ferreira e o cabo Ítalo, identificou e deteve três jovens envolvidos nos atos de desordem. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil em Manhuaçu, onde foram autuados por crimes de trânsito. As motocicletas utilizadas nas práticas ilegais foram apreendidas e diversas multas foram aplicadas.