MANHUAÇU (MG) - O Grupo Escoteiro de 167 República Manhuassu viveu momento singular em comemoração à uma década de história, impactando jovens e a comunidade local. Desde sua criação, em 2014, o objetivo foi o de contribuir para o desenvolvimento dos jovens, na conquista de todos os seus potenciais, tornando-os cidadãos responsáveis e atuantes na sociedade.
Para celebrar os 10 anos de existência, o evento contou com a participação de autoridades, familiares e convidados, para celebrar cada conquista e cada etapa vencida. O movimento de escotismo e educação não formal, surgiu na Inglaterra em 1907, por Robert Baden Powell, com a finalidade de formar jovens para atuação, no desenvolvimento de atividades que promovam cidadania, liderança e respeito à natureza. Em Manhuaçu, o grupo de Escoteiro República Manhuassu conta atualmente com 105 participantes, com o compromisso voluntário, pessoal e com a Lei Escoteira.
Durante o evento, realizado no Rotary Clube, um mini documentário mostrou sobre a origem do movimento escoteiro. Outro momento marcante foi a apresentação do acampamento escoteiro e, a história do grupo Escoteiro República Manhuassu. Os chefes, João Victor Martins Campos, Clayton Castro de Faria, Hugo Faria Tavares, Maria Buenos Aires prestaram homenagens a várias pessoas, que contribuíram ao longo dos anos, outros que participaram, bem como a escoteiros que ao longo do tempo se destacaram, pelo companheirismo e por praticarem as leis escoteiras e a promessa.
Para o coordenador Distrital Matas de Minas, chefe Everton River (Visconde do Rio Branco), a alegria de todos do grupo comemorando os 10 anos de existência, tem um significado muito importante. “O trabalho desenvolvido, as leis escoteiras colocadas em prática e o bom exemplo, são pontos essenciais para fazer a diferença na sociedade. Disso que estamos precisando”, disse.
Durante pronunciamento, o diretor presidente e chefe do Ramo Sênior, Chefe João Victor Martins Campos destacou o compromisso de todo o grupo, reforçou o foco na missão, para sempre trabalhar no sentido de incentivar as boas práticas escoteiras. “Ao comemorar os 10 anos de existência do grupo Escoteiro República Manhuassu, nos remete a um passado de glória. Quantas coisas bonitas aconteceram. Só nos resta dizer, que continuaremos cumprindo a promessa, para o desenvolvimento de nossos jovens”, destacou o diretor presidente.
Eduardo Satil