Portal Caparaó - Vereadores, prefeita e vice tomam posse em cerimônia em Manhuaçu
Política

Vereadores, prefeita e vice tomam posse em cerimônia em Manhuaçu

02/01/2025 - Atualizado em 02/01/2025 21h08

MANHUAÇU (MG) - Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (01/01), foram empossados os 17 vereadores eleitos na última eleição municipal de Manhuaçu. Também tomaram posse a prefeita reeleita, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e o vice-prefeito, Nailton Heringer. Durante o evento, foi eleita ainda a nova mesa diretora do poder legislativo. A vereadora Rose Mary é a nova presidente e os vereadores Cléber Benfica, vice-presidente, Allan do Alaor, primeiro secretário, e Kilder Perígolo, segundo secretário, completam a mesa. O evento aconteceu no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu.

O mestre de cerimônia, Klayrton Alves de Souza, abriu a solenidade e, seguindo o regimento interno do poder legislativo, chamou o vereador Kelson Santos, candidato mais votado no município (1.600 votos) para presidir interinamente a sessão. Santos saldou o público presente e chamou os parlamentares eleitos para compor a mesa. Ele nomeou o vereador Gilsinho como secretário.

Logo após, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro e também do Hino Municipal. Os vereadores então fizeram o compromisso de posse. Em seguida, todos assinaram o termo de posse para a 34ª legislatura e entregaram a declaração de bens e o diploma eleitoral. Kelson Santos declarou empossados os 17 vereadores.

Mesa diretora

Dando sequência à solenidade e seguindo o regimento da casa do legislativo, Santos deu início à eleição da mesa diretora da câmara. A chapa única inscrita, formada pela vereadora Rose Mary, presidente, e pelos vereadores Cléber Benfica, vice-presidente, Allan do Alaor, primeiro secretário, e Kilder Perígolo, segundo secretário, foi eleita por unanimidade em votação nominal.

Santos declarou empossada a nova mesa diretora da câmara para o biênio 2025/2026 e transferiu a condução dos trabalhos para a nova presidente do legislativo, Rose Mary. A vereadora passou a conduzir os trabalhos da solenidade para dar posse à prefeita reeleita, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e seu vice, Nailton Heringer.

Rose Mary designou os vereadores Cléber Benfica e Kilder Perígolo para acompanharem a prefeita e o vice-prefeito até a mesa para tomarem posse. Maria Imaculada e Heringer também fizeram o compromisso de posse e assinaram suas declarações de bens e o diploma eleitoral. Os dois foram então declarados empossados para o mandato de 2025 a 2028 pela presidente da câmara.

Compromisso

Em nome dos vereadores, Gilsinho falou sobre o compromisso dos eleitos de servir o povo de Manhuaçu. Ele afirmou que o trabalho dos parlamentares será guiado pela ética e a transparência. O vereador destacou ainda a necessidade de o legislativo e de o executivo trabalharem juntos visando a responsabilidade social, a saúde, a educação e a valorização dos servidores municipais.

Em seguida, Nailton Heringer defendeu que a prefeitura de Manhuaçu e a Câmara Municipal tenham unidade em seus projetos objetivando o bem comum. Em seu discurso, Maria Imaculada destacou o comprometimento de sua equipe com o dinheiro público e os avanços atingidos em todas as áreas. Ela abordou também a importância da segurança pública que, segundo ela, depende de cada cidadão e pediu que o público presente soltasse balões brancos distribuídos durante a cerimônia. No dia 1º de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Paz.

Rose Mary passou então a palavra ao representante do deputado federal Mário Heringer, Otávio Faria. Em nome do parlamentar, ele leu um pronunciamento relatando as transformações ocorridas em Manhuaçu nos últimos anos e destacando as verbas enviadas por Heringer para o município, que disse considerar como um amigo.

O mestre de cerimônia Klayrton Alves de Souza leu ainda uma nota enviada pelo deputado federal Marcelo Freitas desejando sucesso na nova jornada que se inicia.

Rose Mary encerrou a cerimônia ressaltando que o poder legislativo deve ser parceiro na busca de soluções para os problemas da cidade. Ela enfatizou que o objetivo deve ser buscar a união em favor do município. “O interesse coletivo deve sempre prevalecer sobre os individuais e políticos”, finalizou.

Em um momento religioso, logo no início da cerimônia, Adriano Moreira entoou um canto de louvor e o pastor Bruno Mota fez a prece de início da solenidade.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.