A região central de Manhuaçu ganha um grande reforço no seu policiamento. Foram inauguradas nesta quinta-feira, 05, as instalações do Posto de Policiamento Comunitário. A entrega do novo espaço integrou a programação dos 132 anos de Manhuaçu. A segunda etapa será a implantação da central de monitoramento com câmeras nas principais ruas da cidade.
A cerimônia reuniu as entidades parceiras no projeto. O Prefeito em exercício Adejair Barros, acompanhado do Prefeito Sergio Breder, o Comandante do 11º Batalhão de Policia Militar Tenente-coronel Ney de Castro, o Presidente da Câmara Toninho Gama e o Presidente do Consep Cláudio Fynei Gonçalves, além de autoridades de vários segmentos e convidados.
Aproximar-se da comunidade e disponibilizar cada vez mais recursos para um combate efetivo da criminalidade. Foi nesse sentido que uma parceria sólida foi criada para viabilizar o novo posto de policiamento.
A cerimônia foi marcada pelos pronunciamentos das autoridades. O Prefeito Sergio Breder, que esta reassumindo o cargo, agradeceu a parceria e empenho das entidades e do poder público no projeto do policiamento.
O comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Castro, ressaltou que em pouco mais de um ano em Manhuaçu aprendeu que a parceria entre os setores é uma características importante da cidade. “Cada um na sua esfera de competência agregando valores para que a cidade se torne, a cada dia, um excelente local para se viver”, afirmou.
A placa de inauguração e a música de parabéns executada pela Banda do 11º Batalhão de Polícia Militar encerrou a entrega de mais um presente para a segurança pública no aniversário de 132 anos de Manhuaçu.
A partir da inauguração, a Polícia Militar terá excelentes condições para trabalhar em prol da segurança da população do Centro da cidade. A segunda etapa, que começa a ser implementada pelo Consep consiste na instalação de câmeras em vários pontos de maior movimento e a colocação de uma central para que a Polícia Militar possa acompanhar os fatos e tomar providências imediatas.
HOMENAGEM
O Posto de Policiamento recebeu o nome do Coronel Lauro Pires de Carvalho. Natural de Manhuaçu, o oficial cursou os primeiros anos da vida escolar no antigo primário e ginasial da cidade. Ingressou na polícia militar em 1933 como soldado, aposentando-se em 1965. Foi prefeito de Grão Mogol entre 1939 e 1941, chefe de gabinete do comandante geral Coronel Cândido Saraiva, ajudante de ordens do governador Milton Campos, diretor da penitenciária agrícola de Ribeirão das Neves de 56 a 59.
Lauro Pires também foi presidente do Clube Atlético Mineiro, do Tribunal de Justiça Desportiva e chefe da casa militar e do estado maior da PM do governador Magalhães Pinto.
Integrou o grupo de oficiais que idealizou a instalação do 11º BPM, atuando, reconhecidamente, como um dos maiores responsáveis pela escolha da cidade para instalação.
Carlos Henrique / Eduardo Satil / Jailton Pereira - 06/11/09 - 09:56 - portalcaparao@gmail.com