ALTO CAPARAÓ (MG) - Duas ações da Polícia Militar de Meio Ambiente de Alto Caparaó resultaram em prisões na sexta-feira e no sábado, 04/01. As ocorrências são de dois homens que mantinham trinca-ferros em cativeiro, prática proibida pela legislação ambiental.
A primeira operação aconteceu por volta das 8 horas, na sexta, na Rua Oziel Peixoto, no bairro Independência. Segundo a PM Ambiental, uma denúncia anônima levou a equipe, composta pelo 2º Sargento Ladsmar e o 3º Sargento Cerqueira, ao local. Os agentes encontraram dois trinca-ferros mantidos em cativeiro.
O suspeito foi preso em flagrante, e dois pássaros, além de duas gaiolas, foram apreendidos. Após avaliação veterinária, as aves foram soltas em seu habitat natural.
Na parte da tarde de sábado, os policiais avistaram um homem agindo de forma suspeita ao retirar rapidamente uma gaiola pendurada na Rua das Flores, no bairro Água Verde.
Durante a fiscalização, o morador admitiu ter soltado um trinca-ferro, mas ainda possuía outro em situação irregular. Com isso, o autor foi detido e uma gaiola e um alçapão usados na captura do pássaro foram apreendidos.
Os dois homens presos responderão por crime ambiental, conforme previsto na Lei 9.605/98, que regula as sanções penais e administrativas a quem comete infrações contra a fauna brasileira.
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó