CARATINGA (MG) – Trabalhando há 15 anos como delegado de Polícia Civil em Caratinga, Almir Lugon foi designado para assumir a Delegacia Regional de Manhuaçu. Com uma trajetória marcada pela dedicação ao combate ao crime e à promoção da segurança pública, o delegado tem liderado importantes operações e iniciativas em nossa região, enfrentando os desafios da segurança local com competência e visão estratégica.
Nesta entrevista, exploraremos aspectos da sua carreira, os desafios enfrentados pela Polícia Civil no combate ao crime, a importância das investigações na solução de casos complexos e os projetos de segurança em andamento. Acompanhe conosco uma conversa rica sobre o papel da Polícia Civil e a atuação de um delegado regional no cenário atual da segurança pública.
Ele ainda deixou uma mensagem para os moradores das regiões de Caratinga e Manhuaçu. “Podem contar que estarei dedicando ao máximo para desempenhar um trabalho de excelência como a região de Manhuaçu merece, e que nossos índices de criminalidade possam melhorar, e a gente possa levar para a sociedade de Manhuaçu o sentimento de segurança que ela merece”, declarou o delegado.
Como o senhor descreveria sua trajetória na Polícia Civil até se tornar delegado regional?
Primeiramente, eu já vim designado aqui para Caratinga, desde que eu tomei posse como delegado de Polícia Civil de Minas Gerais. Então, estou há 15 anos aqui na Regional de Caratinga, prestando serviços ininterruptos. Já passei por diversas delegacias, iniciei na Delegacia de Homicídios, onde fiquei muito tempo, já trabalhei em outras delegacias, como tráfico, e estou há muito tempo na Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio.
Eu creio que foi uma carreira marcada por muitos casos pontuais que nós conseguimos solucionar e dar uma resposta para a sociedade. Creio que muitas vezes quando o crime acontece, se a polícia consegue imediatamente dar uma resposta, aquilo ajuda muito no combate à criminalidade. Então, creio que a minha carreira foi marcada por isso, pela graça de Deus, consegui dar sempre essa respostas a esses casos pontuais que surgiram ao longo da minha carreira. A gente conseguiu dar a resposta que a sociedade merecia.
A respeito do efetivo da PC, como fazer a alocação ideal de recursos humanos e materiais na sua Regional de Manhuaçu?
É imprescindível que a gente conte também com os apoios não só do governo estatal, mas hoje também é muito importante o apoio da prefeitura, o apoio também do legislativo, com os deputados através de emendas. Inclusive o delegado regional que estava lá, O doutor Felipe Ornelas fez um excelente trabalho de elaborar diversos projetos que viraram emendas com alocação de recursos para a Delegacia Regional de Manhuaçu.
Quais são os maiores desafios em relação à segurança pública na sua região de Manhuaçu e como a Polícia Civil tem trabalhado para enfrentá-los?
Eu creio que é um problema não só de Manhuaçu, mas um problema nacional, que é a questão do tráfico, das disputas que ocorrem em virtude do tráfico, homicídios que são desencadeados através de disputas de pontos de drogas e facções. Isso acontece no Brasil inteiro, infelizmente, e o que a polícia tem feito é investir em tecnologia para tentar desmantelar essas facções. Hoje nós nos voltamos muito em relação ao patrimônio dessas organizações criminosas para tentar desmantelar essas investigações criminosas e é algo que a gente tem que lidar e atuar sempre energicamente.
Por fim, quais mensagens o senhor deixa para a região de Caratinga. Qual mensagem para a população da região de Manhuaçu?
Para a cidade de Caratinga, acho que é só gratidão, 15 anos que essa cidade me abraçou mesmo, sou um cidadão honorário de Caratinga, então me considero um cidadão daqui mesmo. Me considero mais em casa aqui que na minha cidade natal. Então fica gratidão por essa cidade, que espero ter servido com todo amor e dedicação. Essa cidade também para mim foi muito marcante, aqui tive um encontro com Jesus, que transformou a minha vida, então essa cidade é marcante para mim, vai ficar sempre no meu coração.
E para a cidade de Manhuaçu, vou me dedicar com o mesmo amor e carinho que tive aqui na cidade de Caratinga. Podem contar que estarei dedicando ao máximo para desempenhar um trabalho de excelência como a região de Manhuaçu merece, e que nossos índices de criminalidade possam melhorar, e a gente possa levar para a sociedade de Manhuaçu o sentimento de segurança que ela merece.
Entrevista ao Diário de Manhuaçu