MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de desempenhar o trabalho de fiscalização nos municípios de Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Luisburgo e Reduto, o Comissariado da Infância e da Juventude da Comarca de Manhuaçu realizou, na última terça-feira, 14, uma reunião para planejar as ações de 2025.
O trabalho será intensificado com fiscalizações, para evitar a presença de crianças e adolescentes em locais impróprios, além do consumo de bebidas alcoólicas. Em Parceria com as Polícias Militar e Civil, as ações vão acontecer e, se necessário o recolhimento de crianças e adolescentes, que forem encontrados em situação de risco pessoal e social.
Nas palavras do coordenador do Comissariado de Menores da Comarca de Manhuaçu, Flávio Lacerda, a retomada dos trabalhos acontece com o retorno das férias do Poder Judiciário. Também será feito um trabalho com a rede de proteção, com visita ao Comando do 11º BPM, ao responsável pela 72ª Cia. de Policiamento, bem como ao Delegado Regional da Polícia Civil, para traçar as diretrizes das ações conjuntas. “Esse fortalecimento da rede é para atender as exigências da Portaria, expedida pelo juiz da Infância e da Adolescência. Por exemplo, o bairro Coqueiro, alguns anos atrás gerava problemas graves. Estaremos atuando, como assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destaca Flávio Lacerda.
Segundo ele, as operações serão com frequência em todos os lugares, para aplicar as normas, o toque de recolher e, se adolescentes forem encontrados serão devidamente retirados, para que os pais possam se responsabilizar. E, casos mais complexos, a atuação poderá ser até mesmo repressiva, no devido cumprimento legal e, assim proteger os adolescentes que serão recolhidos e, encaminhados conforme estabelece a Portaria da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Manhuaçu.
Eduardo Satil / Rádio Caparaó