IÚNA (ES) - Duas famílias de produtores rurais ficaram desalojadas após uma avalanche de pedras nesta segunda-feira (20), na Comunidade de Laranja da Terra, zona rural de Iúna (ES). As pedras se soltaram de uma formação rochosa e atingiram os quintais das residências. Ninguém ficou ferido.
O produtor Weverson Werner, 35, está na casa do sogro com a esposa e os três filhos, desde a manhã de ontem. Ele conta que há cerca de um ano moradores ouviram um estrondo e ,em seguida, caíram as primeiras pedras. De lá para cá, a quantidade de pedras rolando e o tamanho delas só aumentou, até o momento em que se viram obrigados a abandonar o local.
“Desde sexta-feira começou cair muita pedra. Até que ontem, por volta das 5 horas, desabou de vez. Foi um susto muito grande. A casa tremeu, veio pedaço de pedra na minha varanda, aí resolvemos sair”, relata.
A formação rochosa fica a cerca de 400m da casa de Weverson e de outro vizinho, que também precisou sair da localidade. Além do susto e de estar fora de casa, as pedras estragaram cerca de 1.500 pés de café do produtor.
Werner fez contato com a Defesa Civil de Iúna e aguarda a visita dos profissionais para avaliar a situação e saber se pode voltar para casa. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Arcangelo, informou que nesta quarta-feira, 22, uma equipe vai até o local.
por Rosimeri Ronquetti / Conexão Safra