MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de atualizar os conhecimentos, os agentes de combate a endemias de Manhuaçu participaram de uma breve capacitação sobre arboviroses na tarde desta quinta-feira (23/01), no anfiteatro da Câmara Municipal. O tema “Arboviroses: Fluxo, Sinais e Sintomas e Cuidados Durante o Adoecimento”, foi ministrado pela médica Dra. Márcia Giovane, coordenadora clínica da UAI.
A ideia do encontro, segundo Leonardo Mota de Sales, coordenador da Vigilância Ambiental, é para que todos estejam preparados para o período de aumento de casos. “Estamos entrando em um momento muito delicado, onde aumenta o número de casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, principalmente a Dengue, por isso é necessário que nossos agentes estejam atualizados em seus conhecimentos sobre as doenças, para que possam orientar a população”.
Além disso, a Vigilância Ambiental tem mobilizado esforços e está se preparando para um cenário de epidemia. “Há uma previsão que possamos ter novamente uma explosão de casos de Dengue, assim como no ano passado, assim como de Chikungunya e Zika, por conta da movimentação das pessoas, com férias e as condições climáticas, por isso estamos trabalhando intensamente, principalmente em campo. Mas pedimos a colaboração da população, que recebam os nossos agentes e nos ajude no combate ao mosquito”, finaliza Leonardo.