MANHUAÇU (MG) - É para enxergar o mundo de uma forma diferente, que nesta sexta-feira (07) foram entregues os primeiros óculos do Programa Miguilim para crianças de escolas municipais em Manhuaçu. Inicialmente foram 10 óculos entregues, mas o número poderá chegar a mais de 300 crianças atendidas.
O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), assim como as Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Manhuaçu, que amplia as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde ocular no âmbito escolar nas escolas públicas.
O Secretário de Educação, Daniel Vieira, ressaltou que uma boa visão é importante e que influencia no aprendizado das crianças. “Essa é uma parceria incrível entre estado e município, entre saúde e educação, pois o que às vezes poderia ser caracterizado como problema de aprendizado, agora nós estamos vendo que é problema de saúde, que nossas crianças precisam deste cuidado. Nossos professores e gestores escolares estão de parabéns, pelo empenho e dedicação no sucesso desse programa”.
Em Manhuaçu, os exames oftalmológicos estão sendo realizados em parceria com o Hospital Vision, da Unifacig, conforme explicado por Juliano Estanislau, Secretário de Saúde. “Nós já temos mais 100 crianças agendadas para a realização de exames dentro deste programa, de um total de mais 300 que foram identificadas através de um exame preliminar nas escolas. Mas o mais legal deste programa, é que as crianças podem escolher o modelo dos óculos, o que aumenta e muito, a chance dela seguir com o tratamento e usando os óculos”.
A entrega dos óculos foi realizada pela Prefeita Imaculada. “Nós estamos vendo no rosto dela a alegria de poder enxergar melhor, ver o mundo com outros olhos. O nosso município aderiu este programa, pois acreditamos que a união de setores, como educação e saúde, pode fazer com consigamos melhorar ainda mais o nosso ensino”, comentou.
O nome Miguilim faz alusão a um personagem de Guimarães Rosa, um garoto do Sertão que não entendia o universo dos adultos por causa de uma deficiência visual, mas que passa a enxergar o mundo de uma forma diferente quando ganha óculos.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu