MANHUAÇU (MG) - O espaço dedicado a homenagear e relembrar aqueles que já passaram pela chefia do executivo em Manhuaçu, recebeu uma nova configuração com a reforma da sede da Prefeitura. Foi inaugurada a galeria de prefeitos Eduardo Xavier, que passou a homenagear o ex-prefeito após aprovação da Lei nº 4.505/2024.
Acompanharam o ato, os familiares do ex-prefeito, vereadores, secretários e demais presentes na solenidade de entrega da reforma do prédio. “Esta foi uma forma singela de homenagear ao Eduardo que contribuiu bastante para o progresso da cidade, que foi visionário nas suas obras. Nossos agradecimentos a família Xavier que está presente neste momento, pelo amor e carinho que vocês tem por Manhuaçu”, ressaltou a Prefeita Imaculada em sua fala.
Histórico
Filho de João Xavier da Costa e Ondina Alves Costa, Eduardo Xavier foi o primogênito de um casal que teve seis filhos. Natural de Caparaó, ele se mudou para Manhuaçu aos 17 anos em busca de novas oportunidades.
Comerciante e empresário, nos anos 80, junto com seu irmão, abriu uma distribuidora de doces e balas. Em 1988, após uma campanha bem-sucedida, foi eleito prefeito, exercendo seu mandato de 1989 a 1992.
Durante sua administração, o município teve conquistas notáveis, destaca-se a construção do Ginásio Poliesportivo, a construção da rodoviária, a aquisição do espaço que hoje abriga a UAI, os CAPS I e II e o Centro Administrativo da Saúde, além da construção da cadeia e da delegacia pública, que antes funcionavam em locais diferentes.
Em 1992, após encerrar sua carreira política, Eduardo dedicou-se exclusivamente ao comércio de café.
Em 2013, Eduardo Xavier faleceu em decorrência de um acidente em sua residência, deixando um legado de grandes realizações e memórias que perduram na história de Manhuaçu.