CARATINGA (MG) - O ex-prefeito de Caratinga, Welington Moreira de Oliveira, o Dr. Welington, foi condenado por crime de improbidade administrativa pelo juiz Alexandre Ferreira, da 2ª Vara Cível da Comarca de Caratinga.
Nesta ação, também foi proferida a condenação da ex-secretária municipal Sara Cristina.
A condenação se deve ao fato de Dr. Welington, na campanha eleitoral de 2022, como ficou comprovado em áudio que vazou na internet, obrigou servidores municipais a participarem de evento em apoio às candidaturas de Jair Bolsonaro e de candidatos a deputado estadual e deputado federal, ameaçando de demissão ou mudança de setor dos servidores que não participassem do evento.
Sanções
As sanções impostas a Dr. Welington e Sara Cristina decorrentes da sentença do juiz Alexandre Ferreira são as seguintes: Suspensão dos direitos políticos por oito anos; Pagamento de multa civil no valor de 15 vezes a remuneração do cargo que ocupavam; Proibição de contratar com o Poder Público.
Além disso, Dr. Welington foi condenado ao pagamento de dano moral coletivo de R$ 100.000,00, enquanto Sara Cristina foi condenada a pagar multa no valor de R$ 70.000,00. Desta sentença cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.