Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu recebe prefeito e equipe de cinema
Política

Câmara de Manhuaçu recebe prefeito e equipe de cinema

20/11/2009 - Atualizado em 21/11/2009 08h15

O pronunciamento do Prefeito Sérgio Marcos Carvalho Breder marcou a abertura dos trabalhos dos vereadores, durante a sessão ordinária do Legislativo de Manhuaçu, na manhã desta quinta-feira, 19. Sob a presidência do Vereador Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, Vice-presidente Gedival Bitencourt Breder e Secretária Maria Imaculada Dutra Dornelas, a Mesa Diretora do Legislativo conduziu a reunião em ritmo harmônico e eficiente, com o debate de diversos assuntos, além da apreciação e votação de Projetos e Proposições Indicativas.

Pacote de Obras e Investimentos

O Prefeito Sérgio Breder ressaltou o alcance social dos benefícios que serão proporcionados pelo “Pacote de Obras e Investimentos” da Administração Municipal. Na oportunidade, o Chefe do Executivo comentou também sobre as novas instalações do Pronto Socorro, anexas ao Hospital César Leite. “Me sinto bastante realizado porque, em um momento difícil, um ano atípico de recursos, vamos poder lançar um pacote de obras e investimentos. São investimentos em diversas áreas de nosso município, beneficiando distritos, bairros, centro da cidade, enfim, é um pacote que realmente vai agradar a população. Quero dizer à comunidade que, caso haja algum bairro que não seja beneficiado, nós estamos preparando um segundo pacote para fevereiro ou março, quando, ai sim, todos serão beneficiados”, comentou o Prefeito Sérgio Breder.

Emater: 61 anos

O Gerente Regional da Emater, Rômulo Matozinho de Carvalho, se pronunciou em seguida, comentando sobre a atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em prol do desenvolvimento econômico e social do campo e a comemoração dos 61 anos de atividades da instituição.

Matozinho convidou aos vereadores e ao público presente no plenário da Casa Legislativa para a solenidade oficial de comemoração do aniversário da Emater que será promovida na próxima segunda-feira, 23, a partir das 08:30h, na sede da Câmara Municipal de Manhuaçu.

Crianças de Vilanova

O Vereador Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria” mencionou a situação ocorrida no Distrito de Vilanova, esta semana, em que mais de trinta crianças passaram mal, após comerem um bolo na creche comunitária local. As crianças vieram para o setor de Pronto Atendimento do SUS/ Manhuaçu e, em seguida, necessitaram ser transferidas para o Hospital César Leite, para atendimento especializado.

No plenário da Câmara, Jorge elogiou a atenção e o esforço da equipe de plantão no SUS para o atendimento dos menores de Vilanova. Jorge do Ibéria estendeu o agradecimento também aos demais colegas vereadores pelo apoio prestado no momento emergencial. “Não podia deixar de agradecer diretamente ao Prefeito por ter secretários tão competentes como é o caso do Dr. Luiz Prata, que nos deu total apoio naquele momento tão difícil. As crianças estavam passando mal, com o bolo estragado que comeram. Fiquei muito feliz com o apoio recebido pelos vereadores e equipe do SUS naquele momento difícil. Toda a equipe do SUS esteve lá de prontidão para nos atender da melhor maneira possível. Em seguida, as crianças foram transferidas para o Hospital César Leite. Lá também fomos muito bem atendidos pelos funcionários do Hospital e pelo Provedor Fernando Lacerda, Vereador. Fica aqui, nosso agradecimento, por parte dos moradores de Vilanova e as mães que passaram por um momento tão difícil. Hoje, graças a Deus, os meninos já estão melhores, inclusive alguns deles já retornando para suas casas”, comentou Jorge do Ibéria.

Assédio moral

O Vereador Fernando Gonçalves Lacerda – “Fernando do Fórum” apresentou Projeto de Lei que veda o assédio moral no âmbito da Administração Pública direta ou indireta do município.

“Há uma cobrança dos servidores públicos municipais. É um Projeto atual, que está sendo discutido no país inteiro. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais também está discutindo este Projeto e, nós, em Manhuaçu, também temos que acompanhar a modernidade, e, até para proteger os servidores públicos. É um Projeto que realmente veda o assédio moral. Muita das vezes, este assédio é feito pelos gerentes. Acho que todos nós, moradores de Manhuaçu, conhecemos algum funcionário público que foi transferido de setor, ou foi tirado de sua função porque ele falou algo contra seu gerente ou administrador público municipal que este administrador ou gerente não gostou. Então, ele foi transferido de função por expressar sua opinião, sem denegrir, é lógico, a administração pública municipal. O objetivo deste Projeto é proteger o servidor público municipal para que ele tenha garantia da Lei para manifestar publicamente suas opiniões, mesmo porque este é um direito consagrado pela Constituição Federal. Este Projeto vem de boa hora e é um anseio dos servidores públicos municipais. Tenho certeza que esta Casa Legislativa, na próxima reunião, já estará o aprovando”, considerou o Vereador Fernando.

Tarifa de água em Ponte do Silva

Após acompanhar reunião envolvendo representantes do Saae/ Manhuaçu (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e moradores do Distrito de Ponte do Silva, o Vice-presidente do Legislativo Municipal, Gedival Bitencourt Breder, apresentou Proposição Indicativa no plenário do Legislativo solicitando entendimento para que não sejam cobradas tarifas anteriores referentes ao consumo de água naquela comunidade, durante o período em que o abastecimento não oferecia água de boa qualidade. “Apresentei Indicação solicitando entendimento com o Saae para analisar a possibilidade de não cobrar a conta de água das famílias residentes em Ponte do Silva, no período em que a água era ruim. E sim que a cobrança ocorra somente a partir do momento em que passou a ser oferecida uma água de alta qualidade. Porque, infelizmente, a água que havia lá não tinha condições de uso. Tivemos uma reunião ontem na comunidade, quando, estivemos conversando sobre o assunto com o pessoal do Saae para saber da possibilidade do atendimento desta solicitação”, explicou Gedival.

Centro de Convivências da APAE

O Vereador Renato César Von Randow convidou os presentes para a solenidade de inauguração do Centro de Convivências da APAE/ Manhuaçu, programada para o próximo dia 28. “Foi uma reunião profícua do Legislativo Municipal, bem dirigida pelo Presidente Antônio Carlos. Na oportunidade, convidamos a todos para a inauguração do nosso tão sonhado Centro de Convivências da APAE/ Manhuaçu. No dia 28, às 09h da manhã, estaremos recebendo na Apae a nossa população e as nossas autoridades para mostrarmos aonde e como foram empregadas as doações da população”, enfatizou Vereador Renato.  

História de Manhuaçu em filme

O Plenário do Legislativo Municipal recebeu também a presença da equipe do Projeto “Queda Livre” que pretende produzir um obra cinematográfica de média-metragem em Manhuaçu, retratando a História da República e estabelecimento da moeda própria da cidade – fatos ocorridos no final do século XIX – e amplamente evidenciados no recém lançado livro “A República do Silêncio”, de autoria do Historiador Professor Flávio Mateus dos Santos.

Estiveram nesta sessão do Legislativo, os jovens Douglas Souza - idealizador do projeto, Cineasta Valéria Melo e o Diretor de Cinema, Gustavo Cunha.

Em entrevista à reportagem, a equipe agradeceu o apoio recebido para a produção da obra cinematográfica. “Estaremos contando neste trabalho um pouco da história da cidade, no período em que foi República, em que teve moeda.  Quero agradecer a todos os vereadores pelo apoio ao Projeto que será enviado à Câmara. Esperamos conseguir mais verba para rodar este projeto de forma melhor ainda. A gente já conseguiu a iluminação, filmagem e som. Agora faltam outras coisas para conseguirmos. Acho que agora falta pouco, temos alguns patrocinadores em vistas, mas, quem ficaremos felizes em saber que as pessoas estão dispostas a ajudar a gente”, destacou a Cineasta Valéria Melo.

O jovem Douglas Souza, idealizador do projeto cinematográfico, também comentou sobre a produção do filme. “Agradecemos ao apoio de todas as escolas e a todos que estão nos apoiando. O filme deverá ser gravado em cinco dias”, mencionou Douglas.

O Presidente Toninho Gama comentou que a Câmara considera importante esta iniciativa cultural na cidade. “Na oportunidade, em conversa com o Prefeito, houve uma solicitação de recurso e o Executivo Municipal ficou de enviar um Projeto para a Câmara, na semana que vem, para que o Legislativo avalie e aprove esta ajuda de custo para este Projeto. Nós vereadores entendemos que é importante apoiar este tipo de ação, uma vez que é um trabalho cultural, educativo, que vai envolver doze adolescentes de Manhuaçu que vão participar deste filme média-metragem e que vão poder conhecer um pouquinho mais o trabalho destes jovens. Estes jovens cineastas estudam na Faculdade Estácio no Rio de Janeiro, e estão se formando no curso de Cinema. É uma oportunidade inclusive para os jovens que estão naquela fase de decidir o que vão ser na vida, qual profissão vão seguir, conhecer este trabalho. A partir desta iniciativa, podem surgir potenciais atores, diretores e cineastas de talento que podem estar em Manhuaçu. Acredito que Manhuaçu tem que dar um foco nesta questão. Temos vários livros lançados na cidade, no decorrer deste ano, e teremos agora este média-metragem no final do ano que, com certeza, vai ser de grande valia para toda a região”, destacou o Presidente Toninho Gama.

Thomaz Júnior - 20/11/09 - 08:25 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.