MANHUAÇU (MG) - Foi realizada nesta terça-feira (25) a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em Manhuaçu. O evento ocorreu no salão de eventos do Sicoob e contou com a presença de cerca de uma centena de mulheres, que se reuniram para debater os desafios enfrentados pelas mulheres em diversas áreas.
A mesa de abertura foi composta pela prefeita Imaculada, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Sandra Arminda de Melo, a presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (CMDM), Rivania de Sousa, a vereadora Adenilza e a soldado Nataliane Oliveira Soares Heringer, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 11º Batalhão da Polícia Militar.
A presidente do CMDM, Rivania de Souza, ressaltou a importância da união e do reconhecimento entre as mulheres: “Estamos aqui hoje para olharmos umas para as outras, para que nós reconheçamos o nosso papel de protagonistas na sociedade e que assim possamos caminhar juntas em prol de políticas públicas que nos ajudem, para que sejamos respeitadas e valorizadas.”
Já Sandra Arminda de Melo, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, destacou o caráter histórico da conferência para o município: “Fico feliz em ver este salão repleto de mulheres, e também de alguns homens que querem conversar, debater políticas públicas para fortalecer o papel das mulheres na sociedade. É um momento histórico para Manhuaçu, que está realizando a sua primeira conferência neste sentido.”
Antes de declarar aberta a conferência, a prefeita Imaculada falou sobre a evolução do papel feminino na sociedade: “Estou na vida pública há mais de 30 anos, e quando comecei, nós não tínhamos espaço na política, não era visto com bons olhos, assim como em tantos outros cenários. Hoje temos uma sociedade que já compreende que a mulher pode e deve participar da vida política e exercer qualquer função no mercado de trabalho. Que a partir desta conferência possamos estabelecer e conhecer propostas para melhorar ainda mais a condição das mulheres em nossa cidade.”
A conferência contou ainda com a palestra da advogada e professora Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva, que introduziu os temas discutidos nos oito eixos norteadores dos grupos de propostas.
Ao final do evento, foram escolhidas sete representantes do município, que irão participar da etapa regional em Muriaé.