Manhuaçu está organizando a 9ª Conferência Municipal de Saúde desde o mês de agosto, com o tema “De que depende minha saúde?”. Reuniões, debates, encontros com moradores dos bairros e distritos fazem parte do processo de preparação democrática do evento. A conferência será realizada no dia 12 de dezembro, no salão paroquial do Bom Pastor, de 08:00 às 17:00. Nesta edição apresentamos um balanço das atividades realizadas até o momento neste período que antecede a conferência, com destaque para os assuntos discutidos e os nomes dos eleitos para o Conselho de Unidade de Saúde (COUS). Destes, sairão os futuros Conselheiros de Saúde de Manhuaçu. A eleição acontecerá nas pré-conferências da próxima sexta-feira, 27, para representantes da área rural, e dia 03/12, para representantes da área urbana de Manhuaçu. As duas pré-conferências acontecem no auditório da Câmara de Vereadores, a partir das 18:00.
PROCESSO DEMOCRÁTICO
A participação da comunidade é um dos princípios basilares do Sistema Único de Saúde (SUS) e está definida em lei. Isto significa que a população tem o direito de opinar na definição das políticas e programas de saúde de sua localidade e fiscalizar o seu cumprimento. As Conferências de Saúde, são um dos momentos mais importantes para isso, é a hora que todos vão formular, intervir nas políticas públicas de saúde, buscando garantir as necessidades da população. A democracia participativa no Conselho de Saúde permite ao povo falar em seu próprio nome, expressar seus interesses diretamente, pressionar, acompanhar e fiscalizar as ações do Estado.
REUNIÕES LOCAIS
Aconteceram durante os meses de outubro e novembro as reuniões locais. Ao todo foram 54 encontros em todo o município, com apresentação dos diagnósticos locais de saúde referente ao ano de 2008, levantados pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Manhuaçu. De acordo com Maria De Luz Soares, responsável pelo levantamento dos dados, o diagnóstico engloba: A Composição da população por faixa etária e sexo; Taxa de mortalidade geral; Causas dos óbitos ocorridos; Nascidos vivos; Peso ao nascer (baixo peso, normal sobre peso); Taxa de consultas de pré-natal; Tipo de parto (normal e Cesário); Taxa de gestante por faixa etária; Percentual dos preventivos de câncer de colo uterino de mulheres entre 15 a 49 anos de idade; Dez principais causas de atendimento no Pronto Atendimento Municipal; Algumas condições da saúde na população: diabetes, hipertensão, alcoolismo, violência, drogas ilícitas, verminose, dengue; Hospitalização (percentual na faixa específica de população); Percentual de famílias segundo o risco social e clínico de 2008; E os principais agravos à saúde identificados por área de abrangência da ESF.
CONFERÊNCIAS LOCAIS
A Segunda etapa foram as Conferências Locais, sendo coordenadas pelo Conselho Municipal de Saúde onde foram retiradas as propostas em cima do diagnóstico apresentado à comunidade e eleição dos membros do Conselho de Unidade de Saúde – COUS, enfatizando a importância do CONTROLE SOCIAL, sendo totalizadas 18 reuniões com os delegados de saúde representantes das áreas de abrangências (confira relação dos nomes nos quadros). Apesar da ampla divulgação e convites através dos meios de comunicação da cidade e agentes comunitários de saúde, as comunidades dos Bairros Bom Pastor, Todos os Santos/Luciano Heringer, Coqueiro, Operários, Colina e Santo Antônio não manifestaram interesse em participar do processo, sendo marcadas mais de uma vez as reuniões e as mesmas não compareceram. Somente o Bairro: Catuaí esteve representando a vaga.
PRÉ-CONFERÊNCIAS
A 3ª etapa de preparação para a 9ª Conferência de Saúde, serão as Pré-Conferências que estarão presentes no dia 27/11, na Câmara Municipal de Manhuaçu das 18:00 às 22:00 (confira programação no quadro). Estarão reunidos os representantes usuários das áreas de abrangência das Unidades de Saúde rurais e mistas: Ponte da Aldeia, Ponte do Silva, PACS, Dom Corrêa, Sacramento, Vila Nova, São Pedro, Santo Amaro, Matinha e Engenho da Serra e Entidades Sociais. No dia 03/12 estarão reunidos os representantes dos Trabalhadores de Saúde, Prestadores de Serviços ao SUS, representantes do governo e representantes de usuários das áreas urbanas de abrangência da Estratégia de Saúde da Família: Petrina/Sagrada Família, São Vicente, Nossa Senhora Aparecida, Santana, Santa Luzia, Bom Jardim, Lajinha e Catuaí. Será realizada a eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu.
Luiz Nascimento - 25/11/09 - 05:10 - portalcaparao@gmail.com