Portal Caparaó - Vacinação contra Meningite C começou em Manhuaçu
Geral

Vacinação contra Meningite C começou em Manhuaçu

25/11/2009 - Atualizado em 26/11/2009 12h26

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais vai imunizar todas as crianças de 3 a 23 meses de idade, residentes no Estado, contra a Meningite meningocócica C. A meta é vacinar cerca de 500 mil crianças.  Manhuaçu começou a campanha na segunda-feira, 23, nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), da área urbana. Postos da área rural atenderão somente no próximo sábado, 28, de 08:00 às 17:00, data da campanha em todo estado. Para vacinar as crianças os pais deverão levar o Cartão de Vacinas e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).

A DOENÇA

A Meningite meningocócica C atinge principalmente crianças e adolescentes e pode levar à morte. A vacinação em menores de 2 anos, se justifica em razão da maior vulnerabilidade nessa faixa etária, de acordo com Maria Cristina Caldeira Duarte, Diretora de Vigilância em Saúde de Manhuaçu.  A Meningite pode ser causada por bactéria, vírus e fungos. O tipo C é bacteriana e apresenta sequelas permanentes, como surdez, retardo mental e paralisia e é a que tem maior prevalência em nossa região. A transmissão ocorre pela tosse, espirro ou por meio de gotículas eliminadas e contato com objetos contaminados por secreção como copos e talheres, reforça Maria Cristina. Os principais sintomas da Meningite são febre, dor de cabeça, vômitos, prostração e convulsão.

CARTÃO SUS

Em entrevista à Rádio Manhuaçu o Secretário de Saúde do Município, Luiz Prata, citou a importância da campanha realizada com pioneirismo no Brasil, pois a previsão do Ministério da Saúde para disponibilização da vacina na rede pública é somente para o futuro. O secretário reforçou que todos os pais deverão vacinar seus filhos de 3 a 23 meses de idade nos postos do PSF, no entanto, só poderão fazê-lo mediante à apresentação do Cartão de Vacinas, como de praxe, mas também o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS). “Somente serão vacinadas as crianças dos pais que apresentarem este cartão. O Cartão SUS não é uma invenção de Manhuaçu, ele é nacional e todos devem tê-lo, inclusive para facilitar o atendimento no novo pronto socorro que está prestes a ser inaugurado ao lado do Hospital César Leite”, assegura Luiz Prata.

ONDE FAZER O CARTÃO SUS

A Secretaria de Saúde de Manhuaçu disponibiliza uma equipe de para atender as pessoas que ainda não possuem o Cartão SUS. O documento deve ser feito na Secretaria (junto ao pronto socorro, Bairro Todos os Santos, de 08:00 às 13:00). Para fazer o Cartão SUS é necessário apresentar Carteira de Identidade e CPF. Caso não tenha nenhum destes documentos, levar Certidão de Nascimento ou Casamento. De acordo com o Secretário Luiz Prata, cerca de 85% da população de Manhuaçu tem o Cartão SUS para consultar nos PSF’S, PAC’S e para facilitar todos os procedimentos no Sistema Único de Saúde, entretanto, é fundamental que o restante da população, cerca de 15%, obtenha o documento.

Luiz Nascimento - 25/11/09 - 04:54 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.