REDAÇÃO - A construção civil exige atenção aos detalhes e conformidade com normas técnicas para garantir a segurança dos trabalhadores e eficiência das obras. Um aspecto fundamental é a instalação correta dos padrões de entrada de energia, realizada por profissionais qualificados e aprovada pela concessionária.
Para evitar reprovações e agilizar a ligação de novas unidades, é fundamental seguir as Normas de Distribuição Unificada (NDU). Pensando nisso, a Energisa tem promovido workshops para orientar profissionais e lojistas sobre normas técnicas e materiais especializados. Este ano, esses encontros já foram realizados em Além Paraíba, Cataguases, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Muriaé, Ubá e Nova Friburgo. Mais de 300 padronistas profissionais participaram desses eventos. Os workshops também abordam questões de segurança, destacando a importância de seguir as normas para evitar acidentes e garantir a qualidade da energia fornecida.
"Essas iniciativas são essenciais para evitar as reprovações e aumentar a segurança das instalações. Além disso, fortalecem a relação entre a concessionária e os profissionais, promovendo um ambiente de colaboração e aprendizado contínuo. Nosso objetivo é capacitar todos os envolvidos para garantir instalações de qualidade, contribuindo para a eficiência e segurança do fornecimento de energia. Investimos nas comunidades atendidas para promover o desenvolvimento local e assegurar um serviço de energia seguro e confiável para todos”, explica Cristiano Junio, engenheiro Eletricista do Departamento de Operações da Energisa Minas Rio.
Parada de Segurança em Manhuaçu
Por falar em construção, apesar dos riscos associados à eletricidade, muitos profissionais e amadores continuam a colocar suas vidas em perigo ao realizar trabalhos próximos à rede elétrica sem os cuidados necessários.
Para prevenir acidentes, a Energisa realizada a Parada de Segurança da Energisa Minas Rio, quando os colaboradores da empresa visitam lojas de materiais de construção e obras para orientar sobre os a distância segura da rede elétrica. Entre os dias 2 e 4 de abril, a Energisa Minas Rio estará em Manhuaçu e São João do Manhuaçu, as primeiras cidades a receberem a Parada de Segurança em 2025. Durante o ano, mais cidades receberão a ação.