SIMONÉSIA (MG) — Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Minas Gerais resultou na deflagração da Operação "Impacto" nesta terça-feira (1º), com o objetivo de combater o tráfico de drogas e os homicídios ligados a organizações criminosas nas cidades de Simonésia e Santana do Manhuaçu.
Coordenada pela delegacia de homicídios da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, com apoio do 11º Batalhão da PMMG, a operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e de prisão temporária. Como resultado, quatro pessoas foram presas — três mulheres e um homem — e um adolescente foi apreendido.
Segundo as autoridades, uma das prisões, realizada em Santana do Manhuaçu, está diretamente relacionada a um crime de homicídio tentado que originou a investigação e a operação. O caso estaria ligado a disputas entre organizações criminosas que atuam na região.
Durante as diligências, foram apreendidos entorpecentes como maconha, cocaína e ecstasy, além de câmeras de segurança e aparelhos celulares utilizados nas atividades criminosas. Em uma das residências, os policiais frustraram a tentativa de fuga de um dos investigados, que tentou escapar pelos fundos do imóvel.
A casa onde parte dos materiais foi encontrada funcionava como ponto de tráfico controlado por uma organização criminosa, e os envolvidos foram autuados em flagrante.
De acordo com a Polícia Civil, o principal objetivo da operação foi reprimir os crimes dolosos contra a vida e o tráfico de drogas, ações que estão diretamente relacionadas com a atuação de facções criminosas nas duas cidades.
As investigações continuam, com o intuito de identificar outros envolvidos e impedir a atuação desses grupos, reforçando o compromisso das forças de segurança em garantir tranquilidade à população da região.