SÃO PAULO (SP) - Foi realizado o lançamento do destino turístico Caparaó Mineiro, com a proposta de diversas experiências e atrativos turísticos. Uma iniciativa do Sebrae Minas / Microrregional de Manhuaçu, em parceria com as prefeituras municipais de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Espera Feliz, e o Sicoob Credisudeste.
O lançamento foi realizado na maior feira de turismo da América Latina - WTM Latin America, que aconteceu São Paulo/SP, realizado no estande Minas Gerais e Sebrae, com apoio da SECULT - Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Montanhas, café e hospitalidade
A Rota Caparaó Mineiro convida os visitantes a explorarem os municípios de Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó e Espera Feliz, onde a natureza se impõe em montanhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. O Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira são ícones da região, que também se destaca pela produção de cafés especiais cultivados em altitude.
As vivências vão do cultivo à torra do café, passando por harmonizações com a gastronomia local, trilhas ecológicas, práticas de bem-estar e manifestações culturais. É um roteiro sensorial, autêntico e profundamente conectado à identidade mineira.
"A Rota Caparaó Mineiro oferece ao visitante uma experiência sensorial completa: a beleza cênica das montanhas, o aroma do café especial, o frescor das cachoeiras e a generosidade do povo mineiro. É um destino que eleva a alma", ressaltou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
“A Rota Caparaó reflete o protagonismo do interior na construção do turismo mineiro. Aqui, o visitante encontra experiências autênticas que geram renda, pertencimento e desenvolvimento para as comunidades locais”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas. “Estruturar roteiros como esse é fundamental para que o turismo se torne, de fato, um vetor econômico sustentável para o estado”, completa.
De acordo com Jean Costa, analista do Sebrae, o café chega para diversificar o perfil de turistas. “O ecoturismo é forte na região, mas agora ganha reforço com o turismo de experiência ligado ao café especial. Das 30 atividades oferecidas, 22 são voltadas ao café”, destaca.
A agência Ecoturismo Caparaó Mineiro já oferece os novos roteiros. Segundo Kelly Abraão, responsável pelo receptivo, o foco agora é atrair um visitante que busca não apenas conexão com a natureza, mas vivências autênticas da cultura regional. Os pacotes variam entre R$ 80 e R$ 300, conforme os serviços contratados, como guia e transporte.
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó