Portal Caparaó - Manhuaçu sedia o 26º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas
Agronégocios

Manhuaçu sedia o 26º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas

23/04/2025 - Atualizado em 23/04/2025 18h24

MANHUAÇU (MG) - Começou na manhã desta quarta-feira, 23/04, o 26º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas, no espaço do Complexo Esportivo Boston City, no bairro Ponte da Aldeia.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo Presidente da ACIAM, Walter Vargas, a diretora da ACIAM Mulher, Dulcinea Prado (presidente da AMUC – Associação de Mulheres do Café  da Região das Matas de Minas e Caparaó), a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, o Presidente da Emater, Otávio Maia, Subsecretário de Estado da Agricultura Familiar Julian Silva Carvalho, presidente da Câmara de Manhuaçu, Rose Mary, o Presidente da Energisa, Eduardo Mantovani, além de autoridades locais e regionais.

O evento segue até quinta-feira com debates sobre consumo de café, inovação tecnológica, segurança nas propriedades rurais e o papel da juventude e das mulheres na cafeicultura.

O Simpósio também montou uma “passarela” de cafés especiais da região e promove um concurso de café coado. Durante a tarde do primeiro dia o foco são os jovens e na manhã de quinta as mulheres.

Entre os destaques da programação, estão palestras de nomes como Lucas Reichelm, que falará sobre o uso de drones na agricultura; e José Braz Matiello, com uma apresentação sobre os avanços tecnológicos na cafeicultura de montanha.

Programação completa:

Auditório Isaura Paixão – 23/04

14h – Cenários da cafeicultura – Juliam Silva Carvalho

15h30 – Drones na agricultura – Lucas Reichelm

16h30 – Painel: Juventude Rural – Valorização e oportunidades

Auditório Isaura Paixão – 24/04

9h – Liderança feminina no mercado de café – Luana Abreu

10h30 – Mulheres do Café – Mariana Proença

14h – Tecnologias na cafeicultura de montanha – José Braz Matiello

15h30 – Tendências do mercado mundial – Luiz Fernando dos Reis

16h30 – Final do Concurso Café Coado

Auditório Lino da Costa e Silva – 23/04

14h – Revigoramento de lavouras – Thiago Braga

15h – Preço e consumo para os próximos anos – Elder Stroppa

16h – Segurança na safra – Ramon Andrade Couto

Auditório Lino da Costa e Silva – 24/04

9h – Irrigação do cafeeiro – Rafael Macedo

10h – Qualidade do café – Ronald Baião

11h – Diversificação na cafeicultura – Diego Mathias

14h – Agroturismo e cafés especiais – Katya Ribeiro

15h – Microterroaçamento – Cristiano Alberto

16h – NR31 na cafeicultura – João Pedro de Oliveira

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.