IBATIBA (ES) - Na manhã desta sexta-feira (25), cinco veículos responsáveis pelo transporte escolar em Ibatiba foram removidos durante a Operação Volta às Aulas.
Durante a operação, 15 veículos de transporte escolar foram abordados, resultando em sete Autos de Infração de Trânsito (AITs) e na remoção de cinco veículos. Além disso, foram emitidas duas Guias de Recolhimento de Documento (GRDs).
De acordo com a Polícia Militar, o objetivo da operação foi tirar de circulação veículos não regularizados junto ao Detran para transporte escolar. E também motoristas que não possuem curso para condução de veículo de transporte escolar.
Em nota, “a Prefeitura Municipal de Ibatiba informa que tem acompanhado de forma atenta todas as fiscalizações realizadas nos serviços de transporte escolar e terceirizado no município. A operação ocorrida nesta sexta-feira (25), assim como a anterior, integra ações de rotina dos órgãos de segurança e fiscalização, com o objetivo de garantir a legalidade e a segurança no transporte escolar de alunos.
Após a última fiscalização, a administração municipal adotou providências para realizar as manutenções nos veículos próprios e reforçar as exigências junto às empresas prestadoras de serviço, solicitando documentação em dia, manutenção dos veículos e cumprimento das normas legais. No entanto, nem sempre a Prefeitura tem controle imediato sobre irregularidades que possam surgir de forma pontual.
Ressaltamos que a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Transportes, atuou prontamente para minimizar os impactos à comunidade escolar. Sendo assim, não impactando as rotas. O atendimento às escolas seguiu normalmente com agilidade, assegurando o direito à educação e a segurança dos nossos alunos.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, o zelo pelos recursos públicos e, principalmente, com a segurança de todos os estudantes que utilizam do transporte escolar”.