O escritor Bibiano Alex Rocha comemora os resultados e a repercussão de seu livro. “Nos bastidores da PM – o efeito de um ideal”, lançado em 2006, agora é referência em trabalhos acadêmicos e tem garantindo ao autor a presença em palestras e encontros literários. A obra mostra muito mais do que a face rebelde de policiais no último movimento reivindicatório promovido em Minas Gerais, a famosa greve da Polícia Militar em 1997.
Bibiano Alex Rocha foi o protagonista do movimento e relatou no livro os bastidores do que aconteceu antes e nos anos após o episódio. A especialista em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Juliana do Carmo Cardoso Alves, concluiu sua monografia com o tema: Hierarquia, autoridade, disciplina: Quando se tornam povo na Praça da Liberdade. O movimento policial está completando dez anos e Bibiano considera que os ideais não podem ser esquecidos. “Ele diz que se sentiu feliz em ver sua obra como um dos referenciais do trabalho e argumenta que a experiência motiva ainda mais para continuar nesse esforço de divulgação dos ideais que defende”, argumenta.
PALESTRAS
A mensagem de cidadania e de valorização das lutas dos povos dessa região é um dos focos do trabalho de Bibiano. Ele conserva esses ideais e é consciente de que, mesmo com o passar de uma década, ainda há lutas importantes a serem travadas. “Nós temos que resgatar o passado histórico dessa região, marcado por atitudes de homens e mulheres revolucionários”, afirmou. A idéia dele é reunir pessoas da comunidade para defender e valorizar a região.
Nesse sentido, o resultado tem sido surpreendente. O escritor falou aos acadêmicos de Direito das Faculdades Doctum e também em palestra para alunos do Colégio Tiradentes, no bate-papo literário. “Defendo uma nova revolução, seguindo as tradições dessa região, mas dessa vez através do conhecimento”, finalizou o escritor.
Carlos Henrique Cruz - 02/07/07 - 11:02