Portal Caparaó - Presidente da Federaminas visita Manhuaçu
Economia

Presidente da Federaminas visita Manhuaçu

01/12/2009 - Atualizado em 04/12/2009 17h17

No encontro, o grupo discutiu assuntos de interesse da classe empresarial, como a aproximação comercial com países africanos e a redução de impostos. Wander Luis também falou das eleições para presidência da Federaminas, que acontecem no dia 4, com chapa única. 

ICMS E IPVA

O presidente Wander Luis destacou que a Federaminas tem um carinho especial pela região de Manhuaçu. “Visito sempre a região de Manhuaçu e estamos trocando experiências, levantando as demandas e sugestões a partir dos companheiros Toninho Gama e André Farath. A proposta é um projeto com o Sebrae para o ano de 2010. Nosso objetivo é trabalhar uma missão empresarial desta região para ampliar os laços comerciais com alguns países africanos, tendo em vista que o André Farrath é cônsul da Guiné”, destacou.

Sobre a redução de impostos, Wander Luis recordou que na segunda quinzena de novembro manteve encontro com Pedro Meneguetti, subsecretário da Receita Estadual, durante o XII Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais. “Nossa Comissão de Assuntos Tributários conseguiu um grande avanço, teremos um Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) diferenciado para algumas cidades da Zona da Mata que está na faixa de 2%. Agora trabalhamos para incluir Manhuaçu neste rol”, disse.

Outro ponto que a Federaminas vem pleiteando é a diminuição do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).  “Em primeiro lugar temos que mostrar para o estado o quanto ele está perdendo, principalmente em regiões próximas a outros estados. No Espírito Santo o IPVA é 1% sobre o valor do veículo. Então, entendemos que o governo de Minas Gerais precisa entrar numa guerra fiscal para não perder tributos, principalmente em relação às cidades que fazem limites com o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo”, comentou Wander Luis. Em seguida, o presidente da Federaminas fez uma comparação. “Para se ter ideia, hoje o estado capixaba trabalha com o ICMS de atacado a 1%, no Rio de Janeiro é 2% e Minas Gerais continua com seus 18%. Essa medida que o governador Aécio Neves criou na Zona da Mata, nós entendemos que deve ser entendida para todo o estado”, avaliou.

A respeito dos valores de IPVA divulgados nesta segunda-feira (30), Wander Luis considerou que houve um avanço. “O governo anunciou imposto diferenciado para empresas de locação de veículos, mas acreditamos que precisamos trabalhar para que esse benefício chegue às empresas do estado que tem um determinado número de caminhões. Quem sabe essa diferenciação seja ampliada ainda este ano”, desejou o presidente.

ELEIÇÕES

No dia 20 de novembro foi encerrado o prazo estatutário para registro de chapas para as eleições que acontecem no dia 4 de dezembro. O Comitê Eleitoral, constituído dos empresários Edmilson Soares dos Santos (AC de Governador Valadares) e Alexander Fontana Brito (AC de Pirapora), concluiu a primeira parte do processo eleitoral com o registro da única chapa concorrente ao pleito, encabeçada por Wander Luis.

Ele acredita que todo este respaldo vem porque sua gestão conseguiu cumprir as metas estipuladas. “Conseguimos alcançar dois de nossos maiores objetivos. O primeiro era sobre a sede própria. O segundo era sobre a interiorização da entidade. Na minha gestão visitei 266 cidades. Agora para 2010 precisamos ter nossas ações focadas na capital mineira. Faremos um trabalho mais político e institucional”, avisou Wander Luis, presidente da Federaminas.

01/12/09 - 19:52 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.