Neuta Alves Ferreira, 59 anos, morreu soterrada por um barranco, por volta de 9:30 deste sábado, 05, na comunidade de Loanda, em Alto Jequitibá.
A mulher foi desviar a enxurrada que atingia o fundo de sua casa, quando o barranco desceu e cobriu a varanda onde estava. É a primeira vítimas da chuvas na região neste ano.
Segundo o vizinho Rômulo José Rodrigues, acordou ouvindo um barulho de enxurrada nos fundos da casa. Avisou Neuta e ela retirou o filho de 16 anos que dormia no quarto próximo ao local. “Ela olhou a enxurrada no barranco e avaliou que não havia perigo. Depois que o filho saiu, foi até os fundos para fazer uma canaleta para a água sair”, contou o vizinho.
Enquanto mexia na terra, o barranco cedeu de uma vez. A lama cobriu a varanda e atingiu Neuta. Vizinhos se juntaram e conseguiram desenterrar o corpo da dona-de-casa. Neuta foi socorrida por eles num carro de um morador para o hospital de Alto Jequitibá, mas chegou sem vida.
Rômulo conta que começaram a cavar na lama com as mãos e algumas enxadas. Foram cerca de 20 minutos até conseguirem encontrar e retirar o corpo. A casa foi isolada para a vistoria dos Bombeiros ou da Perícia.
Vizinhos e moradores das comunidades próximas estiveram no local durante toda a manhã observando os estragos causados pelo barranco. Uma parede nos fundos da casa chegou a ceder com o peso da terra molhada.
Jailton Pereira / Carlos Henrique - 05/12/09 - 13:21 - portalcaparao@gmail.com
José Weber / Portal Manhumirim - www.portalmanhumirim.com.br