Uma missão empresarial da região do Caparaó visitou o município de Resende, no Rio de Janeiro, para conhecer a experiência da região no turismo, aproveitando a ligação com a região do Parque de Itatiaia. Um grupo de produtores de flores tropicais aproveitou para conhecer a experiência da cidade no setor de plantas.
“O objetivo foi conhecer como funciona a realidade do parque e cidades vizinhas. Eles estão um pouco mais adiante no sentido de organização e mobilização. Fomos muito bem recebidos pelas cidades da região. Notamos também um grande envolvimento da iniciativa privada e do poder público. Queremos fazer um trabalho de sensibilização semelhante aqui e assim trazermos resultados para 2010”, ressaltou Ereni Emerick, técnica da microrregional do Sebrae em Manhuaçu.
Localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, Resende é uma das mais belas cidades turísticas da região das Agulhas Negras, no sul do Estado do Rio. O roteiro turístico envolve as cidades próximas e belos cenários com natureza exuberante e preservada com suas matas, rios e cachoeiras no parque. A região das Agulhas Negras engloba os municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis.
“Levamos um grupo ligado diretamente ao desenvolvimento do turismo da região. Prefeituras, empresários do setor de turismo, hotelaria, restaurantes e entidades parceiras e um grupo de produtores rurais. Eles prepararam uma apresentação de todos os passos e ações que desenvolveram”, afirmou Ereni Emerick.
A visita também serviu de comparação entre as duas regiões. “Temos uma região muito bonita e até com um potencial maior que o deles em alguns aspectos, porém deixamos a desejar na organização do setor. Há um comprometimento muito grande entre o poder público e a iniciativa privada. Temos um turismo de negócios forte em Manhuaçu e um ecoturismo e turismo rural na região toda. Isso precisa ser melhor trabalhado”, comparou Ereni.
Outro grupo aproveitou para conhecer o segmento de flores. Resende tem uma associação que vende flores tropicais para o estado do Rio de Janeiro.
A iniciativa envolveu Sebrae, Appoex e Circuito Turístico Pico da Bandeira.
Carlos Henrique Cruz