“É uma continuação do trabalho que estamos realizando em toda a cidade. Já fizemos melhorias em várias localidades e o motivo da obra é o mesmo: a substituição das linhas antigas por um sistema melhor”, disse o diretor do Saae, Gentil Pazeli.
A principal medida adotada pelo Saae é quanto a vazão. Quando foram construídas as manilhas não haviam sido planejadas para os casos de maior chuva. “Hoje são três manilhas de 100 milímetros, quando chove um pouco mais forte e descem objetos carregados pela água, a manilha é obstruída e isso gera inundações”, explica o diretor. Segundo ele, com o tubulão, vai ser mais difícil ter inundações no local.
Para fazer a obra, funcionários do Saae desviaram o córrego para uma manilha, enquanto as outras duas serão substituídas. Além de abrir a rua de um lado a outro, uma garagem e escritório serão destruídos para dar passagem a rede. O Saae vai reconstruir os lugares depois.
Apesar da tentativa de agilizar a obra, Gentil explica que vai ser preciso fechar o trânsito um pouco e os motoristas e moradores terão que ter paciência durante as obras. “Mas é para uma boa ação”, argumenta.
SACRAMENTO
Além das ruas da cidade e de melhorias em Vilanova e Santo Amaro de Minas, o Saae começou as atividades em São Sebastião do Sacramento. Dentro de 45 dias, a comunidade do distrito vai ter a solução dos problemas de abastecimento.
Na terça-feira, a nova tubulação para o abastecimento já foi entregue pelo Saae e Prefeitura. Com os novos tubos, além de mais água, a comunidade poderá contar com um serviço de captação e distribuição melhor.
“Estamos nos esforçando ao máximo porque a necessidade do povo de Sacramento é muito grande. Vamos construir 3,5 km de redes novas, implantar um filtro lento e todas as casas terão hidrômetros. O problema de abastecimento será solucionado por vários anos”, explica Gentil.
Após a obra no distrito e com os serviços em Santo Amaro, Gentil explica que faltará apenas o trabalho em Ponte do Silva. O distrito terá uma nova rede de captação para atender o desejo dos moradores.
Carlos Henrique Cruz - 14:20 - 08/07/07