Portal Caparaó - São João do Manhuaçu busca verbas para obras
Política

São João do Manhuaçu busca verbas para obras

24/01/2010

A Administração de São João do Manhuaçu apresenta excelentes números para o ano de 2010. Segundo o Prefeito João Batista Gomes, a expectativa é a liberação de recursos de convênios já assinados e obras indicadas através de emendas dos parlamentares da base aliada.

Prefeito João Carolino com os deputados João Leite (E) e Paulo Abi-Ackel

O prefeito João Carolino considera que o primeiro ano de gestão ainda foi positivo, se comparado às dificuldades encontradas logo nos primeiros dias de 2009. “Terminamos o primeiro ano com muito êxito. Em 2009, tivemos que organizar muitos documentos e superar outras dificuldades que recebemos na prefeitura. Arrumamos a casa. Ainda conseguimos muitas coisas: construção de escolas, melhoramento de estradas, apoio a agricultura, aquisição de veículos, fomos parceiros em muitos projetos e ainda investimentos bastante no meio social”.

Através do apoio dos deputados federal Paulo Abi-Ackel e estadual João Leite, que são os majoritários no município, a prefeitura tem recebido apoio incessante na destinação de verbas para a cidade. “Temos um convênio assinado através do deputado João Leite de 154 mil reais e outro viabilizado pelo Paulo Abi-Ackel de 165 mil reais para projetos de infra-estrutura para obras de calçamento no bairro Monte Sinai, rua de acesso ao cemitério e em Pontões”, destaca.

João Carolino explicou que o deputado federal Lael Varela também destinou 154 mil reais na lista de suas emendas, enquanto o deputado estadual Bráulio Braz determinou recursos para construção da capela velório.
O deputado João Leite ainda viabilizou recursos com os senadores Eduardo Azeredo e Elizeu Rezende para São João do Manhuaçu. São 100 mil reais para um mercado municipal e 200 mil para a construção da rodoviária.
“Muitas obras, se Deus quiser, neste ano serão concretizadas. Tivemos dificuldades e vamos enfrentar problemas, como pagamento da dívida do INSS, que temos que cumprir mensalmente. Contudo, temos fé em Deus de que iremos superar tudo isso mais uma vez”, antecipa.

São João do Manhuaçu ainda é um município emergente. Apesar do visível crescimento e das qualidades de seu povo, recebe a mesma quantidade de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que uma cidade de três mil habitantes. “Hoje temos o menor coeficiente de FPM: 0.6. Temos dez mil habitantes, faltam 200 para subirmos de patamar e assim aumentar a arrecadação em 70 mil reais mensais. Nossa população chega a ser três vezes a de municípios menores, mas recebemos a mesma coisa que eles”, argumenta o prefeito João Carolino.

E o prefeito tem razão em lamentar a falta de recursos. Com uma grande área territorial e a demanda de uma população maior, o dinheiro que chega só permite a manutenção mensal da cidade. A ação do governo é para não deixar faltar medicamentos, médicos na saúde, material e merenda nas escolas e cuidado com as estradas. “Quando se fala em expansão, obras e construções, dependemos de emendas”, reforça o prefeito.

Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.