Um trator desse modelo, Case W20, foi recuperado em Pedro Leopoldo. |
A Polícia Civil de Manhuaçu recuperou um trator furtado na zona rural e levado para Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. A operação chefiada pelo Delegado Getúlio Lacerda prendeu o operador da pá carregadeira e o receptador. A máquina avaliada em 70 a 100 mil reais foi negociada por 15 mil e já estava sendo desmontada. A Polícia Civil acredita que é o braço de uma quadrilha especializada.
Daniel de Souza trabalhava há alguns meses com a carregadeira Case W20 para o produtor rural de Vermelho Novo Edson Mendes Miranda Filho. Na terça-feira, 20, sem dar notícias do serviço, Daniel sumiu com a máquina. “Nós fomos procurados pelo Edson desconfiado de que havia acontecido algo errado. Ele foi até a casa, em São Sebastião do Sacramento, e a esposa do Daniel falou que ele saiu com dois homens para entregar a máquina dele”, contou o Delegado Getúlio Lacerda.
Dois dias depois, Daniel procurou a Polícia Militar de Governador Valadares e registrou uma ocorrência. Ele contou que foi vítima de assalto e os bandidos levaram o trator. Getúlio e sua equipe desconfiaram da história e foram buscar o tratorista. No trajeto até Manhuaçu, Daniel confessou que havia armado um golpe para o dono da máquina.
PEDRO LEOPOLDO
Com o esquema descoberto, Getúlio Lacerda e os agentes Hernesto Francisco e Luiz Carlos da Silva foram para Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. “Ele vendeu a máquina por cerca de 15 mil reais, um valor cinco vezes mais barato que o de mercado. Descobrimos o sítio e prendemos Edésio José dos Santos, 53 anos, com a pá carregadeira furtada”, explica o delegado.
As buscas pelo sítio duraram o domingo todo. Getúlio Lacerda contou com apoio das equipes das Polícias Militar e Civil de Pedro Leopoldo. O trator estava nos fundos de um galpão e começava a ser desmontado.
Segundo o delegado, havia materiais para gravação e adulteração de chassi no local. Ele acredita que as investigações podem revelar um grande esquema de furto, roubo e apropriação de máquinas e equipamentos em várias regiões do estado. “Pelas nossas investigações e os dados que a Polícia de Pedro Leopoldo tem, acredito que isso é uma grande quadrilha. Estamos levantando as ramificações desse grupo”, detalhou.
Edésio foi ouvido na delegacia de Pedro Leopoldo e deve ser recambiado para Manhuaçu ainda nesta segunda-feira, 25.
Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br