Portal Caparaó - Secretário de Administração explica concurso
Política

Secretário de Administração explica concurso

31/01/2010 - Atualizado em 31/01/2010 09h08

Com o objetivo de iniciar a divulgação do concurso público da Prefeitura de Manhuaçu e do Samal, o Secretário de Administração Geraldo Dângelo Borel concedeu entrevista sobre os pontos principais do edital e do processo que vai definir os aprovados no concurso para 947 vagas, que será realizado em maio. São 722 vagas na Prefeitura e outras 225 no SAMAL – autarquia responsável pela limpeza urbana.

O Secretário de Administração Geraldo Dangelo concedeu entrevista a Moreira Lopes, na Rádio Manhuaçu

O processo de inscrições, inicialmente, começaria no dia 08 de fevereiro, mas o Tribunal de Contas do Estado (TCE) obrigou as prefeituras a recadastrarem os editais e novos calendários foram elaborados. “É de conhecimento geral que o TCE não estava conseguindo analisar os editais e os processos vinham se acumulando. Eles mudaram o sistema, criaram uma opção via internet para o cadastramento e acompanhamento do edital. Em função disso, todos os editais que ainda aguardavam análise tiveram que ser reapresentados. Nós fizemos isso em 08 de janeiro”, explicou. O TCE tem dois meses para apontar eventuais correções no edital.

Geraldo Dângelo pontuou algumas dúvidas quanto ao edital e processo que envolve o concurso. Ele salientou que toda a elaboração começou em fevereiro de 2009. “Nós começamos com um amplo levantamento da demanda da prefeitura. Depois que identificamos isso com cada secretaria é que a lei foi enviada para a Câmara. Os vereadores analisaram, votaram e iniciamos a licitação para a contratação da empresa que iria fazer o concurso. Estamos agora sim chegando na fase de inscrições e provas. Depois disso tudo, o prefeito Sergio Breder vai homologar o resultado e os nomes serão chamados de acordo com a classificação”, destacou.

Ele ressaltou que o número de vagas foi calculado com base na demanda das secretarias, mas algumas situações foram excluídas. “Nós não colocamos, no edital, vagas para as funções ligadas a programas, especialmente aqueles que recebem verbas federais e estaduais. Como são programas, eles podem acabar e aí não tem sentido a realização de concursos para essas vagas. Nesse caso é realizado um processo seletivo, conforme o entendimento já consolidado pelos Tribunais nesse sentido”.

TEMPO DE SERVIÇO

Geraldo Dângelo ainda esclareceu que o tempo de serviço trabalhado não valerá pontuação, conhecida como prova de títulos. “No passado, considerava-se o tempo de serviço acreditando que as pessoas já trabalharam seriam mais eficientes. Hoje, com a boa formação dos profissionais, estágios e outras mudanças, essa diferença já não é considerada. Os Tribunais já deixaram claro essa questão e agora a qualidade da pessoa tem que ser demonstrada nas provas. Tempo de serviço não é mais garantia de eficiência”, esclareceu.

O secretário de administração ainda reforçou a necessidade das pessoas acompanharem o edital e estudarem para as provas. “O edital com todas as matérias já está na internet. A pessoa deve decidir o cargo que pretende concorrer e se dedicar aos estudos. O concurso da prefeitura vai selecionar os mais bem preparados. Aproveitem o tempo e comecem a estudar já”, incentiva.

Para saber mais e conhecer os editais CLIQUE AQUI

Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.