36 produtores de tomates de São João do Manhuaçu participaram de um Dia de Campo com apoio da Secretaria de Agricultura Municipal e a Casa do Abudo. Eles estiveram na cidade de Venda Nova do Imigrante (ES) conhecendo o cultivo de hortaliças e verduras, especialmente o tomate.
O objetivo da ação foi reunir produtores e profissionais que desenvolvem atividades no setor e promover discussões e troca de informações sobre melhorias destinadas à cultura.
Na primeira parte, os produtores participaram de uma visita técnica à Unidade Demonstrativa (UD) de cultivares de tomate. Na segunda etapa, os participantes acompanharam uma capacitação sobre as técnicas de cultivo indicadas à atividade.
Venda Nova do Imigrante é o município capixaba que mais produz tomate, chegando a aproximadamente 30 mil toneladas anuais da fruta. Com isso, a cultura apresenta significativa importância social e econômica para a região.
A principal ameaça às lavouras, a mosca-branca, ataca os frutos, contaminando-os com o geminivíros, e causando sérios prejuízos aos agricultores. Em alguns casos, as perdas são superiores a 80% na produção. Os participantes do curso conheceram várias soluções encontradas para o problema.
Carlos Henrique Cruz