Enfermeiro Cristhian Leopoldo palestrou durante o evento |
Com o tema “SUS para que e para quem”, São João do Manhuaçu promoveu a quinta edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento realizado no Centro de Convenções da cidade reuniu representantes dos usuários e dos profissionais da saúde com autoridades e especialistas na gestão do SUS.
Durante o encontro, foi apresentado um balanço das ações promovidas pela administração municipal, bem como os recursos aplicados em 2009. “A realização da Conferência atende a exigência da Lei, mas também nos permite mostrar a transparência, seriedade e responsabilidade da nossa gestão na aplicação dos recursos públicos”, destacou o Secretário de Saúde José Teófanes.
Aberta pelo Prefeito João Carolino, a conferência ainda teve a presença do Presidente da Câmara Elias Mariano e do vice-prefeito Alcimar Afonso (Pitico) e vários secretários municipais.
“Estamos felizes com a participação de todos os usuários e profissionais da área da saúde numa conferência riquíssima em resultados como essa. Aqui no nosso Município, a saúde tem funcionado. Temos três equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e medicamentos com a Farmácia de Minas e outros projetos funcionando muito bem”, destacou o prefeito.
Elizabeth Malta Marçal também falou aos conselheiros |
Segundo João Carolino, a Saúde recebeu investimentos, mesmo com a crise, que complicou a gestão municipal. “No momento difícil, priorizamos o mais necessário. Dentro desse olhar, colocamos Educação e Saúde em atenção especial. Tivemos investimentos na Saúde de quase 20% em 2009 e estamos começando no mesmo ritmo”, afirmou o prefeito. Ele ainda lembrou que a Unidade Básica de Saúde está recebendo uma cobertura. A obra foi construída na gestão anterior e recebeu acabamento e foi inaugurada no ano passado. O prédio teve várias infiltrações.
Para o Secretário de Saúde, José Teófanes, o resultado da conferência foi muito bom. “Foi um momento de São João do Manhuaçu demonstrar seus desejos na Saúde. Convocamos as lideranças para discutir o tema e participar. Queremos levar uma saúde adequada perante a população”.
A conferência teve duas palestras. O enfermeiro Cristhian Leopoldo Huebra falou sobre a lei 8080/90 e os 20 anos do SUS. Em seguida, a secretária do Conselho Municipal de Saúde de Manhuaçu, Elizabeth Malta Marçal, apresentou palestra sobre “O papel do Conselho Municipal de Saúde junto à comunidade”.
Para o Presidente da Câmara, Elias Mariano, a conferência municipal é um dos mais importantes momentos para apurar as demandas da sociedade e organizar os planos para o setor da Saúde. “Na Câmara Municipal trabalhamos para apoiar essas demandas. Estamos aqui para participar e incentivar o processo de envolvimento da sociedade nas questões da Saúde”, afirmou.
Secretário de Saúde José Teófanes |
A segunda parte da conferência foi dedicada aos debates entre os conselheiros sobre as demandas e projetos. Eles elegeram as prioridades do setor com base em várias temáticas pré-estabelecidas.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com