Somente no mês de janeiro deste ano, em comparação com o ano passado, os casos de Dengue tiveram um aumento assustador em Minas Gerais. Já são cerca de 10 mil contabilizados em todo o estado. A confirmação é da Superintendência de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde. Não houve mortes por conta a Dengue Clássica. 3 pessoas perderam a vida com Dengue hemorrágica, forma mais grave da doença. Manhuaçu está na área de risco pela proximidade com cidades como Carangola, Governador Valadares, Ipatinga e outras da região onde existe epidemia de Dengue, além de o município ser cortado pelas rodovias federais BR 262 e 116. Será realizado um grande mutirão de limpeza a partir de sábado, dia 27, começando pelo Bairro Santa Luzia.
25 CASOS SUSPEITOS EM MANHUAÇU
A Secretaria de Saúde investiga 25 casos suspeitos de Dengue em pessoas que estiveram em locais de surto da doença. A preocupação é com a presença do mosquito em todos os bairros da cidade. Com pessoas doentes a Dengue pode se espalhar numa velocidade incontrolável, afirma a Coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Fialho. De acordo com ela, a Secretaria de Saúde tem desenvolvido ações de bloqueio nas proximidades onde residem ou trabalham as pessoas sob suspeita para eliminar o mosquito num raio de 300 metros. O bloqueio é feito com aplicação de inseticida.
MUTIRÃO DE LIMPEZA
Será realizado mutirão de limpeza envolvendo a população no processo de eliminação do mosquito transmissor da Dengue. Ao contrário do que aconteceu em 2009, quando o município realizou a limpeza fazendo um alto investimento, neste ano a população é convocada a participar. A retirada de todos os objetos que podem acumular água “limpa” parada no interior, quintal, laje das residências deverá ser feita pela própria população.
O recolhimento será de responsabilidade do SAMAL. O primeiro bairro a ser visitado pelo mutirão é o Santa Luzia, infestado pelo mosquito. O mutirão será no próximo sábado, dia 27, a partir de 08:00. Neste dia, a população do bairro poderá colocar o material recolhido em suas casas e colocá-lo na calçada para ser retirado pelo SAMAL.
AÇÃO CONJUNTA
O mutirão é resultado de uma ação conjunta da Prefeitura de Manhuaçu, Conselho e Secretaria de Saúde, COUS, Câmara de Vereadores, Coamma, SAMAL e Paróquia de São Lourenço. Representantes destes segmentos estiveram reunidos na quinta-feira, 18, no auditório da Secretaria de Saúde.
Opresidente do Conselho Municipal de Saúde, Raimundo Ferreira Lopes, disse que o pontapé inicial está sendo dado pelo CMS que, com apoio dos demais participantes e principalmente de população, firmam uma parceria a favor da vida. Para a vereadora Maria Imaculada Dutra, presente à reunião, ao lado do vereador Nelcy Alves, o momento é de união em torno das metas de limpeza da cidade. Imaculada considera importantíssima a participação dos moradores no mutirão, ressaltando que, é preciso limpar é manter tudo limpo.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com