Os moradores de Divino já não precisam se preocupar com o objeto que caiu do céu em chamas na semana passada. A peça de metal foi analisada pelo Major Carlos da 4ª Brigada de Infantaria do Exército, em Juiz de Fora, e identificada como parte de um balão de festa junina.
Para o Exército, o artefato que sobrou é uma parte de um balão caseiro típico de festa junina, mas que não é comum nessa época do ano. “É uma adaptação para a produção de um balão caseiro. O que as pessoas viram, caindo, como uma bola de fogo eram as partes do balão queimando e atingindo o solo. Essa peça de alumínio e arame resiste ao fogo e por isso foi encontrada”, sentenciou.
A história que intriga moradores de Divino estava sem esclarecimento e preocupava a comunidade nos últimos dias.
Uma das moradoras, Maria Aparecida viu, durante a noite do dia 07, da varanda da casa quando o objeto caiu. “Era uma faixa de fogo. Ele desceu do céu em direção a terra”. Outro morador, do mesmo bairro, conta história semelhante. Gustavo Gomes, 16 anos, diz que parecia uma bola de fogo vermelha: “Caiu do céu, foi aproximando até que atingiu o mato e começou a pegar fogo”, contou. Dona Ilza Frossar diz que escutou o barulho de um foguete comum. “Aí olhei para o alto e parecia uma bola de bilhar vermelhinha caindo”.
O local queimado no alto do morro, próximo a comunidade Arataca, mostra um incêndio na pastagem num raio de 50 metros. Um dos lavradores do local, Edivaldo, foi quem encontrou o objeto metálico. “Ficou um rastro, tipo uma trilha dele nesse local queimado aqui. Eu não sei o que é”, afirmou.
Como é marcado com uma numeração, o objeto ainda intrigava moradores de Divino. O morador Márcio Lopes acredita que seja um pedaço de um satélite que caiu na comunidade. Outros acreditam que é a parte de um balão meteorológico.
O pedaço de metal desconhecido foi levado para Juiz de Fora para pesquisa e acabou identificado como um balão de festa junina feito artesanalmente.
Carlos Henrique Cruz - contato@portalcaparao.com.br