Mobilização combate a dengue em Manhuaçu |
Os moradores do Bairro Santa Luzia atenderam ao pedido da Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde (CMS) e parceiros, para retiraram lixo e todo tipo de material que pudesse acumular água limpa nos quintais e arredores das residências, pois este é o ambiente ideal para a proliferação do mosquito Aedes Aegytpi, transmissor da Dengue.
O mutirão aconteceu no sábado, 27, com participação de integrantes do CMS, Secretaria de Saúde (Epidemiologia), Câmara de Vereadores (Maria Imaculada e Nelci Alves) e Samal, que fez o recolhimento de todo material colocado nas calçadas pela população.
COMBATE AO MOSQUITO
O Secretario Municipal de Saúde de Manhuaçu, Luiz Prata, considerou a participação dos moradores do bairro positiva, destacando que aqueles que ainda resistem aos cuidados para se manter o ambiente onde vivem sem objetos que acumulem água limpa parada, precisam rever seus conceitos antes que a doença chegue. O secretário afirmou que o município atua constantemente no combate ao mosquito com as ações determinadas pelo Ministério da Saúde, entretanto, somente com a participação da população é que se conseguirá vencer a batalha contra o inseto. A Coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental Emilce Estanislau Fialho, afirmou ao PORTAL CAPARAÓ que a maior preocupação é com as caixas d’água.
De acordo com Emilce, são muitas as pessoas que ainda não se atentaram para o risco de uma caixa destampada. Ainda conforme a diretora, tem-se aplicado inseticida para matar o mosquito em vários pontos críticos da cidade, sobretudo onde estão pessoas com suspeita de Dengue, realizando o chamado bloqueio num raio de 300 metros quadrados, mas encerra, a melhor maneira de eliminar o mosquito é acabar com a água limpa parada.
A LIMPEZA CONTINUARÁ
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Raimundo Ferreira Lopes, informou à reportagem que o pontapé inicial foi dado pelo Bairro Santa Luzia e que outras comunidades também seriam visitadas. A Secretaria de Saúde, com a prefeitura e os parceiros estão traçando o esquema de trabalho para garantir um resultado positivo da limpeza em toda a cidade, principalmente nos locais considerados mais preocupantes, reforça o presidente do CMS.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com