Reclamações feitas por populares de forma anônima sobre uma possível cobrança indevida de taxa e até de ágio por funcionários da Delegacia de Trânsito de Manhuaçu e despachantes motivou a delegada Rosângela Tulher, que responde interinamente pelo setor, e o delegado regional Lourival Silva Pereira a chamarem a imprensa e esclarecerem procedimentos. A principal informação é que não existe movimentação em espécie na delegacia. “Nós não movimentamos dinheiro aqui. O trabalho é baseado em papéis e documentos com as taxas sendo recolhidas diretamente nos bancos”, afirma.
Para o delegado regional, é preciso esclarecer que tanto a delegacia quanto os despachantes seguem normas do Detran. Ele explica que os procedimentos são fiscalizados e a melhor forma da pessoa exigir seus direitos é com o recibo: “O despachante é obrigado a emitir o recibo discriminando os serviços que prestou e os valores. Quem entender que está pagando um absurdo, deve procurar a delegacia e aí iremos verificar se o valor está excedendo a tabela prevista pelo Detran”.
Quanto aos funcionários no Ciretran de Manhuaçu, tanto os policiais quanto aqueles cedidos pelo Município, ele diz que é preciso denúncia. “Se tem alguém cobrando alguma coisa, isso tem que ser denunciado, mas não adianta ficarem anonimamente criando boatos. A Polícia Civil não vai ficar procurando agulha em palheiro”, afirmou.
COFRE DO GOVERNO
Lourival Silva Pereira reforçou que setor público só movimenta papel. “Taxas e impostos são recolhidas em bancos. A pessoa tem que vir aqui e apresenta os documentos com a autenticação. O dinheiro cai direto no cofre do governo e não em cofre da Polícia Civil ou dos policiais”, ressaltou.
Ele ainda afirmou que a delegacia tem todo o interesse na transparência de seus atos e que, se forem feitas denúncias, elas serão apuradas com rigor. “Qualquer situação comprovada de prática da cobrança irregular para emissão de documentos, os responsáveis irão responder, mas para isso dependemos de denúncias”, lembrou.
Apesar das facilidades oferecidas pelo despachante, o delegado lembra que o próprio interessado pode fazer o pagamento em via devidamente preenchida via internet ou em formulário próprio.
INTERNET
A delegada interina de trânsito, Rosângela Tulher, esclareceu ainda que atualmente o Detran/MG, órgão integrante da estrutura da Polícia Civil, oferece praticamente todos os serviços ao cidadão, via internet, objetivando agilidade e eficiência.
Na rede mundial de computador, a pessoa tem acesso Ficha Cadastro para registro, transferência ou alteração de dados de veículos e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE eletrônico), barateando custos, otimizando processos e ganhando melhoria no serviço.
Além de ser um meio ágil e seguro, evita erros e rasuras no preenchimento desses formulários, propiciando um serviço de melhor qualidade para todos os beneficiários do processo.
“Esta é uma forma de melhorar o atendimento, diminuindo o fluxo de pessoas que procuram o Detran. O interessado preenche, faz o pagamento e dá entrada com os documentos na delegacia”, diz a delegada.
No site, o usuário tem praticamente todos os serviços que são prestados nas unidades físicas do Detran/MG. Sem sair de casa ou do escritório, é possível fazer consulta sobre de licenciamento, emitir extrato para pagamento de multas, verificar pontuação na carteira, multas e impedimentos, alterar endereço, realizar serviços e obter informações sobre IPVA e ainda verificar veículos roubados, furtados e recuperados.
Carlos Henrique Cruz - 23/07/07 - 16:55 - portalcaparao@gmail.com