Cavalos soltos nas ruas do centro do distrito de Ribeirão São Domingos, em Santa Margarida, na noite de sábado, 15, foram motivo de uma ocorrência policial com seis pessoas presas.
Durante patrulhamento, uma equipe da PM encontrou com diversos cavalos soltos na rua. Os policiais pararam a viatura com o giroflex ligado, com o fim de orientar os envolvidos para que amarrassem seus animais no local apropriado.
Os cerca de dez homens não acataram a solicitação e resolveram investir contra os dois policiais. De forma violenta, acuaram os dois militares, empurraram e tomaram um bastão de madeira usado pelo Soldado Ferreira.
Já acuados e sem o bastão de madeira determinaram aos homens que parassem, mas não adiantou. O Cabo Ernane atirou no chão para intimida-los, mas também não resolveu. Sem sucesso com as primeiras tentativas, acuado e já caído no chão, o Soldado Ferreira teve que reagir. Ele atirou e acertou o abdômen de Lucimar de Castro, 26 anos.
Somente depois disso é que a confusão se dispersou. O grupo afastou e Lucimar foi socorrido para o hospital em Santa Margarida. O lavrador foi transferido para a cidade de Carangola.
Após os fatos, alguns dos envolvidos fugiram em seus cavalos. Um adolescente e quatro cavaleiros foram presos: Marcos Antônio Eduardo de Castro, 23 anos; Luiz de Castro, 33 anos; Valter Henrique de Araujo, 22 anos; e Nilcelin Castro Galone, 19 anos. Eles foram conduzidos para Delegacia de Abre Campo, assinaram o Termo de Ocorrência para comparecer na Justiça e foram liberados.
As armas dos policiais foram recolhidas. O Soldado Ferreira foi encaminhado ao 11º Batalhão de Polícia Militar.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com