Policiais orientam motoristas em Bom Jesus do Galho |
Como forma de promover uma maior conscientização no trânsito o 4º Pelotão da Polícia Militar, com sede em Bom Jesus do Galho, está promovendo palestras em escolas e blitze educativas. Com informações para o trânsito nas zonas urbana e rural, a campanha foca a necessidade de se investir na gentileza e educação.
Os policiais militares estão distribuindo panfletos e cartilhas educativas. Os materiais contêm as penas a que os motoristas e motociclistas estão sujeitos.
O objetivo maior da Polícia Militar é mostrar a toda a comunidade e, em especial aos motoristas e motociclistas, os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito e a necessidade dos documentos de porte obrigatório do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação. A campanha reforça o uso do cinto de segurança, capacete e observância de todas as regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O Comandante do 4º Pelotão, Tenente Gomes, esclarecey que a população de Bom Jesus do Galho e distritos e das cidades de Pingo Dágua e Córrego Novo estão sendo orientadas sobre as regras de trânsito. “Inúmeros acidentes resultam em mortes das pessoas porque elas não estavam usando o capacete ou o cinto de segurança. Precisamos evitar que isso aconteça. O que a Polícia Militar mais deseja é que as pessoas possam transitar com segurança tanto na zona urbana quanto na zona rural”, diz o oficial.
Sobre a questão da documentação, o militar adianta que não é apenas um procedimento de fiscalização. “As pessoas também têm que se conscientizar de que a Polícia Militar atende ocorrências de furtos de motocicletas/veículos e que vários deles transitam em nossa região. O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os veículos para transitarem em via pública têm que estar com a documentação regularizada e os condutores devidamente habilitados. Daí o motivo da conscientização e das fiscalizações”.
Durante a campanha, a Polícia Militar esclarece também sobre os riscos de se conduzir veículos após ingestão de bebidas alcoólicas e as penas para os condutores que forem flagrados nessa situação. As punições vão desde a prisão, apreensão do veículo até o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação.
Tentente Gomes ainda alertou que os procedimentos parecem simples, mas fazem grande diferença. “Quanto maiores forem os investimentos em medidas educativas, maiores serão os ganhos para toda a comunidade. Respeitar a faixa de pedestre; não parar em fila dupla; não estacionar em local proibido; dirigir em velocidade compatível e com segurança, dentre outros, são fatores que mostram a maturidade das pessoas e a evolução social alcançada pela sociedade”.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com