Portal Caparaó - Professor Rogério Greco ministra palestra em Manhuaçu
Segurança

Professor Rogério Greco ministra palestra em Manhuaçu

27/05/2010 - Atualizado em 27/05/2010 12h39
Grande público prestigiou a palestra em Manhuaçu

As Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu promoveu na noite da última segunda-feira, 24, a palestra “O Expansionismo Penal” com o renomado jurista Rogério Greco. Cerca de 800 pessoas marcaram presença com entrada franca nas dependências do salão da AABB, dentre eles, estudantes, professores, profissionais do meio jurídico e convidados que prestigiaram o principal evento acadêmico de Direito de toda a região neste primeiro semestre de 2010.

A abertura foi conduzida pelo Diretor Acadêmico da Rede Doctum, Prof.Pedro Leitão. Ele agradeceu a presença da comunidade acadêmica da instituição, de outras faculdades, dos profissionais do meio jurídico de Manhuaçu e região e demais convidados. Expressou o orgulho de ver a instituição ser referência no ensino jurídico, destacando a importância de cada aluno viver intensamente cada momento de aprendizado durante a sua formação universitária. “É essencial que cada um que busca uma formação de excelência se dedique, empenhe, entregue ao desenvolvimento do conhecimento. Cada momento bem vivido certamente proporcionará boas conseqüências no futuro. Basta fazer bem o seu papel”, afirma.

Em um tom de descontração, o professor Rogério Greco abordou o tema “O Expansionismo Penal”. Ele que é Procurador de Justiça de Minas Gerais há 21 anos e autor de diversas obras sobre Direito Penal tratou, dentre vários pontos, sobre a eficiência do código penal brasileiro, que segundo ele é questionável, pois necessita de uma intensa renovação em alguns pontos. Citou testemunhos pessoais e exemplos de situações onde o sistema pune com rigor, em diversas ocasiões, mais pelo perfil do acusado do que pelo crime cometido. “No Brasil temos uma realidade, de certa forma, bem cruel se compararmos a países como a Espanha. Lá o detento ganha cerca de 550 euros prestando serviços no presídio e tem quatro tipos de alimentação por dia. O trabalho de ressocialização é feito permanentemente. Aqui nem preciso comentar!”, diz.

Palestrante Rogério Greco

O professor ainda ressaltou que o Direito Penal vive uma crise de identidade provocado não pelos cidadãos, mas sim em razão da mídia e outras pessoas não entenderem ou compreenderem o que o jurista pensa. “Acredito que se os profissionais da comunicação tivessem um conhecimento mais aprofundado do Direito Penal, não teríamos tanta bagunça, tanto sensacionalismo ou até a manipulação de opiniões acerca de fatos que envolvam essa ciência (Direito Penal)”, afirma. 

Ele agradeceu a Doctum pela oportunidade de poder contribuir com o conhecimento jurídico de todos os presentes, esperando que o público tenha entendido o atual momento vivido pelo Direito Penal brasileiro. “Sou muito grato a Doctum, ao professor Cláudio Leitão, que juntamente com sua equipe foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento do meu trabalho nesta última década. Tenho uma profunda amizade com esta faculdade e contem comigo para o que precisar”, conclui Greco.

Ao final da palestra, os alunos do 4º período de Direito da Doctum, Nicole Labanca e Deividy Nunes, foram contemplados por sorteio com os livros “Atividade Policial” e “Direito Penal do Equilíbrio”, respectivamente, que ainda foram autografados por Greco.

André Luiz Castro - Assessor de Comunicação Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.