Cerca de 80 maçons participaram da palestra |
Membros das Lojas Maçônicas de Manhuaçu, Manhumirim, Simonésia, Durandé e Matipó participaram de uma reunião conjunta no templo da Loja Maçônica União de Manhuaçu na noite da última segunda-feira, 24. Uma palestra sobre o trabalho da Polícia Militar no combate às drogas – especialmente o crack - foi o destaque.
Desde o ano passado, as Lojas Maçônicas de Manhuaçu - União, Liberdade e Justiça; Tríplice Aliança; Fraternidade Regional 33; Renascimento e Justiça; e União de Manhuaçu; a Loja União de Simonésia; a Loja Agostinho de Souza Lima de Durandé e a Loja Propter Humanitaten de Manhumirim reúnem-se em conjunto em um dos templos no final de cada mês.
A iniciativa promoveu uma integração maior entre os maçons da região e permitiu ainda a inclusão de discussões sobre as questões da região. Na segunda-feira, o Capitão Luciano Reis, comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, apresentou palestra sobre a incidência das drogas na cidade e na região.
REPRESSÃO
Capitão Luciano Reis com o Venerável João Pessoa Cunha (D) e o orador José Pedro de Assis |
As atividades repressivas são constantes e qualificadas. Segundo o Capitão Reis, "a Companhia mantém um grupo de Policiais Militares, denominado Tático Móvel, para combater o tráfico e o resultado disso são os crescentes registros de ocorrências, com apreensão de drogas. No ano de 2008, foram 47 registros de tráfico de drogas; 83 em 2009; e 16 até abril/2010, totalizando 146 registros de cormécio ilícito de substâncias entorpecentes. Já com relação aos usuários foram 237 registros no mesmo período".
O oficial também demonstrou que as ações são resultado das informações repassadas pela comunidade e estão resultando na prisões de traficantes de drogas em Manhuaçu. O crack é apontado como o principal problema: “Triste é a estatística de drogaditos, pois o crack representa mais de 70% das apreensões de drogas da Polícia Militar, justamente a droga que mais causa malefício ao ser humano”.
PREVENÇÃO
Além de focar a repressão, o Capitão Luciano Reis mostrou alguns dos programas e ações preventivos desenvolvidos pela Polícia Militar, como o Proerd, que tem aulas nas escolas ministradas por policiais capacitados e já formou mais de 13 mil jovens desde 2003. Ele citou ainda a patrulha de prevenção ativa, o programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e a operação Nova Safra.
No encerramento, o Venerável da Loja Maçônica União de Manhuaçu João Pessoa Cunha e o Orador da Loja Maçônica Tríplice Aliança José Pedro de Assis entregaram um diploma de agradecimento ao palestrante.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com