48 militares participam do curso de formação de sargentos no 11º BPM |
Dentro da programação final das atividades formação, alunos do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS 2010) do 11º Batalhão de Polícia Militar subiram o Pico da Bandeira. A atividade faz parte da proposta pedagógica estabelecida para o curso como uma das ações finais.
O comandante da Companhia de Ensino e Treinamento, Capitão Laurito, também participou da subida. "É importante que os alunos conheçam o Parque Nacional do Caparaó, cenário da Guerrilha do Caparaó e marco histórico de suma relevância para a história do 11º Batalhão”, diz.
A subida durou cerca de 4 horas e serviu para avaliar o desempenho conjunto e individual dos 48 alunos, sobretudo em atividades aeróbicas de grande distância.
Situado na divisa dos Estados do Espírito e Minas Gerais, o Parque Nacional do Caparaó foi criado em 1961 e abriga o maciço do Caparaó, de rochas cristalinas que se elevam abruptamente formando picos, se destacando o Pico da Bandeira.
Superação de limites marcou a fase final do curso |
Considerado em 1859, o ponto mais alto do Brasil, o Imperador D. Pedro II mandou hastear no topo uma bandeira, sendo esta a provável origem de seu nome. Com 2892 metros o Pico da Bandeira é o 3º ponto mais alto do país. À frente o Pico da Neblina com 3014 metros (atualmente o mais alto do Brasil) e o 31 de Março, ambos situados na Amazônia.
“Serviu para conhecerem a história, mas também marcar o resultado do curso. Foi muito importante para coroar o êxito deles. Eles são capazes de superar seus limites e vencer”, elogiou.
Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com