O início do prazo para a exigência da cadeirinha para crianças e bebês nos automóveis foi adiado para o dia 1º de setembro de 2010, após reunião realizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta terça-feira (8).
De acordo com o órgão, o aumento da procura pelas cadeirinhas causou a falta de produtos nas lojas. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia estão com carência de equipamentos, segundo o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva. Com a nova data, o órgão espera que os mercados se adaptem à demanda.
Inicialmente, o uso dos dispositivos de retenção passaria a ser obrigatório a partir desta quarta (9). O Contran definiu multa de R$191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os condutores que descumprirem a nova exigência.
Pelas novas regras, bebês de até um ano devem usar bebê conforto no banco de trás. Para crianças entre um e 4 anos, será obrigatória cadeirinha no banco de trás. De 4 a 7 anos e meio, as crianças devem ser transportadas em assento de elevação, sem encosto, no banco de trás, com cinto de segurança. De 7 anos e meio a 10 anos, é preciso estar no banco de trás com cinto.
portalcaparao@gmail.com