Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu, Cléssia Pereira, entregando as chaves de um trator para um dos produtores rurais |
“Estou muito satisfeito, pois consegui realizar um dos meus sonhos”, disse um produtor rural quando recebeu as chaves de seu trator durante o 2º Encontro de Soluções para Agricultura Familiar, realizado na AABB de Manhuaçu, pelo Banco do Brasil, na manhã desta quarta-feira. Além dele, mais 199 chefes de família foram beneficiados com recursos liberado pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Ao lado de fora do salão, onde aconteceu a solenidade de entrega das liberações, diversas empresas expuseram seus produtos no ramo automobilístico e maquinário que agilizam e beneficiam a vida do homem do campo. Na parte interna, centenas de produtores rurais, sorridentes, com a ação do Banco do Brasil.
“Sentimo-nos orgulhosos de realizar este evento, pois os recursos do Pronaf fomentam a economia local e propiciam ao produtor a aquisição de veículos e ferramentas de trabalho de uma maneira mais acessível, criando para ele e sua família melhores condições de vida”, comentou o Superintendente Regional do Banco do Brasil, José Wilton Teixeira Lima.
Para a Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu, Cléssia Maria Pereira, o evento foi importante tanto para a zona rural, quanto para a zona urbana de Manhuaçu e região. “Primeiramente gostaria de agradecer a participação de todos os sindicatos, Emater, empresas, funcionários do BB, prefeituras, Câmaras e a todos os produtores rurais presentes. O 2º Encontro de Soluções para Agricultura Familiar foi um sucesso pois esses investimentos possibilitarão o aumento da produtividade, a diminuição de custo de produção e a permanência do homem no campo. Nossa economia fica ainda mais fortalecida com este tipo de iniciativa”, ressaltou Cléssia.
Produtores puderam visitar estantes das empresas a fim de conhecer as novidades tecnológicas para o homem do campo |
O Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, também destacou a importância do evento. “A vida do produtor rural é muito sofrida, pois depende de vários fatores e o que vemos hoje são pessoas desanimadas com o campo e querendo ir para a cidade. Não podemos deixar que isto aconteça e nosso objetivo é incentivar os produtores, por isso, afirmo que a iniciativa do Banco do Brasil na liberação dos recursos do Pronaf é essencial para que isto ocorra”, salientou Adejair.
Em sua essência, 2º Encontro de Soluções para Agricultura Familiar teve como objetivo a entrega de tratores, pick-ups, caminhões e motocicletas adquiridos com recursos do Pronaf beneficiando 200 famílias de Manhuaçu e região.
Durante o evento, houve ainda a apresentação musical das crianças do Programa AABB Comunidade com o grupo “Pequeninos da Dança”. Também prestigiaram o momento, a Prefeita de Simonésia, Marinalva Ferreira; o Prefeito de Santana do Manhuaçu, João Batista Vieira de Assis e o vice-Prefeito de São João do Manhuaçu, Alcimar Afonso de Souza.
Crescimento inédito
Em Manhuaçu, nesta safra que se encerra em 30 de junho, o Banco do Brasil apresenta crescimento inédito no volume de valores liberados. O resultado foi possível pela parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu, Simonésia, Caputira, São João do Manhuaçu, Santana do Manhuaçu e Luisburgo, com o Sindicato dos Produtores Rurais de São João do Manhuaçu, de Simonésia e de Manhuaçu, com as prefeituras desses municípios e com o escritório Regional da Emater MG, que deram o apoio necessário para agilizar a operacionalização do processo de contratação.
Na região de abrangência da Agência Manhuaçu, de julho/2009 a abril/2010 foram liberados R$ 58 milhões em recursos para custeio, investimento e comercialização da agricultura familiar e empresarial, o que representou um crescimento de 39,7% sobre o volume de operações contratadas no mesmo período da safra anterior. Considerando só os valores aplicados na Agricultura Familiar, o crescimento no mesmo período foi de 49,8%.
200 famílias foram beneficiadas com recursos do Pronaf 2010 |
Mas com a realização desse encontro, para promover a entrega de bens com recursos do Pronaf, a Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu aumenta os valores contratados em operações rurais com a Agricultura Familiar na safra 2009/2010 em quase R$ 4 milhões, que amplia para 52,1% o incremento nos valores contratados na safra atual, quando comparados com a safra anterior.
Geilson Dangelo - Assessoria de Imprensa - portalcaparao@gmail.com