A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) será realizada hoje, 12, até 17:00. A segunda dose será aplicada em 14 de agosto.
Nesta primeira fase, a meta é imunizar 14 milhões e seiscentas mil crianças, o que representa 95% dos menores de cinco anos. Em diversos municípios, também será aplicada a vacina contra a gripe suína, ou influenza A (H1N1).
Em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, a imunização mobilizará 115 mil postos, envolvendo aproximadamente 350 mil pessoas em todo o país.
Para estimular a vacinação, o Ministério da Saúde lançou uma campanha em clima de Copa do Mundo. O slogan é "Vacinou, é gol", com o Zé Gotinha em campo com o uniforme da seleção.
Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina.
No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Gripe suína
Muitos municípios vão aproveitar a primeira etapa da campanha contra paralisia infantil para imunizar as crianças também contra a gripe suína, ou influenza A (H1N1).
Isso irá acontecer apenas nos postos fixos. A vacina é aplicada em duas meias doses, e a segunda deve ser aplicada 21 dias após a primeira.
Luiz Nascimento - portalcaparao@gmail.com