O intenso movimento de veículos nas ruas de Manhuaçu e a sinalização, estão sendo objetos de um estudo minucioso por parte do Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP) e Polícias Civil e Militar. Vários pontos estão sendo observados, no sentido de buscar alternativa que venha auxiliar para melhor fluidez do trânsito nos horários de tráfego intenso, principalmente na área do Bairro Coqueiro, onde é acentuado o número de veículos que transportam universitários.
“Durante o desembarque, fica insustentável passar pelo local. É um caos total”, diz o delegado de trânsito,Eustáquio Leite. Em determinadas ruas, o fluxo congestiona a via, impossibilitando que os motoristas transitem com facilidade. Durante a semana, várias reuniões foram realizadas com representantes de vários segmentos, apresentando sugestões para serem encaminhadas ao prefeito.
Reunião foi realizada na delegacia regional |
Em reunião, na 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, na última quarta-feira, dia 09, o delegado regional, Dr. José Carlos Bolsoni e o delegado de trânsito, Dr.Eustáquio Leite, ponderaram sobre o problema cotidiano. O presidente do COMSEP, Cláudio Finey e a Comissão responsável pela organização das ações e mudanças das faixas de pedestres, também destacaram a necessidade urgente de buscar meios, que venham resolver em parte a situação. Segundo Cláudio Finey, será feito uma campanha direcionada a fim de instruir o pedestre como usar a faixa de maneira correta. Ele cita que, algumas faixas estão em locais indevidos e, acaba atrapalhando o fluxo de veículos. “Estaremos elaborando um documento, sugerindo à Prefeitura Municipal que faça a alteração, colocando algumas faixas em lugares corretos”,ressalta.
Durante esse período de quatro anos de existência da faixa de pedestre, serviu para orientá-lo sobre a importância de o mesmo estar utilizando a faixa. Hoje, é possível observar que não está existindo a responsabilidade do pedestre, que na maioria das vezes, não dá a preferência para o motorista que está com o carro em movimento.
Levantamento técnico
Depois de várias considerações, o delegado regional José Carlos Bolsoni sugeriu e a comissão formada por representantes das Polícias Civil e Militar, Prefeitura e COMSEP estará circulando por toda a cidade, para verificar os pontos ideais das placas e faixas. Logo em seguida, será elaborado um parecer técnico a ser encaminhado à Prefeitura, com sugestões de placas necessárias e algumas mudanças, para melhor fluidez do trânsito de Manhuaçu.
Eduardo Satil - portalcaparao@gmail.com